Roberto Rodrigues anuncia prorrogação da cobrança do IR dos produtores
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Ao participar da inauguração do Frigorífico de Abate de Aves da Cooperativa Mista Rondon (Copagril), no município paranaense de Marechal Cândido Rondon na tarde desta sexta-feira (28), o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, disse que segundo informações passadas pelo Secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, a entrada em vigor da obrigatoriedade da retenção do Imposto de Renda dos produtores rurais foi prorrogada de 1º de fevereiro para 1º de março deste ano.
Investimento - A Copagril investiu R$ 40 milhões na instalação do frigorífico. O novo empreendimento deve gerar cerca de 3,1 mil empregos (1,6 mil diretos e 1,5 mil indiretos). Do total, R$ 20 milhões foram financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) por intermédio do Programa de Desenvolvimento Cooperativo de Agregação de Valor à Produção Agropecuária (Prodecoop) – uma das linhas de crédito do Plano Agrícola e Pecuário do ministério.
Produtividade - O novo complexo produtivo tem capacidade de abate de 160 mil aves/dia. Inicialmente, ele deve abater 5 mil frangos/dia, devendo chegar a 30 mil em março e a 80 mil em dezembro. A previsão é de que no final de 2006 o empreendimento esteja abatendo 160 mil aves/dia. Além do consumo interno, o frigorífico também deverá atender o mercado externo. Estiveram presentes também na inauguração, o presidente da Organização Brasileira das Cooperativas Brasileiras, Márcio Lopes de Freitas, presidente da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), Ivano Barberini e o presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski.