Sistema Ocepar, cooperativas e Governo do Paraná se unem para auxiliar vítimas de tornado
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O Sistema Ocepar reuniu cerca de 60 representantes de cooperativas de todos os ramos, na manhã desta segunda-feira (10/11), em uma reunião online, para definir estratégias de auxílio ao município de Rio Bonito do Iguaçu e demais cidades atingidas pelos tornados da semana passada.
O encontro foi coordenado pelo presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, e contou com a participação do prefeito de Rio Bonito do Iguaçu, Cesar Augusto Bovino, da superintendente da OCB, Tânia Zanella, da superintendente-geral de Desenvolvimento Econômico e Social do Paraná, Keli Guimarães, e de Fernanda Adams, do Fundo de Apoio à Segurança Pública (Fundaseg), além de diversos diretores de cooperativas.
A finalidade da reunião, segundo o presidente Ricken, "é apoiar a reconstrução das casas em Rio Bonito do Iguaçu, como nas demais cidades atingidas pelo tornado e pelos ventos da semana passada".
O cenário em Rio Bonito do Iguaçu
A situação no município é crítica. Segundo levantamento do Governo do Estado, 90% de Rio Bonito do Iguaçu, que possui 13.929 habitantes (Censo 2022), foi afetado. Cerca de 4.500 casas foram destruídas ou estão parcialmente impactadas. Atualmente, 200 pessoas estão em abrigos temporários e outras alojadas em casas de parentes.
Keli Guimarães agradeceu, em nome do Governo do Paraná, a agilidade do Sistema Ocepar em reunir as lideranças cooperativistas. "Desde o ocorrido, todas as forças do estado com suas respectivas secretarias estão na região, levantando as principais necessidades e apoiando a população atingida. Já foram restabelecidos o fornecimento de energia e de água ao município", informou.
"Junto com a prefeitura, estamos organizando a retirada dos entulhos para dar início ao processo de reconstrução. Sabemos que situações como essas já ocorreram e outras ainda virão devido a questões climáticas, por isso precisamos estar unidos e organizados para focarmos na reconstrução das casas e no restabelecimento da economia local", frisou a superintendente.
Mobilização de apoio
Para o prefeito Cesar Bovino, o apoio do setor é fundamental. "É um alento sabermos que tantas pessoas estão nos ajudando, em especial as cooperativas. Agradeço em nome da população ao presidente Ricken por articular esta reunião. Estamos trabalhando dia e noite para atender a todas as necessidades urgentes desde o episódio, e o município vai precisar muito, não só da ajuda dos governos estadual e federal, mas também das cooperativas e da iniciativa privada para que possamos reconstruir Rio Bonito do Iguaçu", lembrou.
Representantes de cooperativas com atuação no município também fizeram um relato da situação, incluindo Paulo Pinto (Cooprossel), Paulo Roberto Fachin (Coasul), Gisélio Linhares (Sicoob Credicapital), Wellington Ferreira (representando a Central Sicredi PR/SP/RJ) e Jair Colla (Cercho).
Todas essas cooperativas já estão se mobilizando para arrecadar donativos e recursos financeiros, visando auxiliar na reconstrução de casas de cooperados, funcionários e da população em geral.
Comitê de Ação
Ao final da reunião, ficou definida a criação de um Comitê para coordenar as ações. O grupo contará com a participação da Diretoria Executiva do Sistema Ocepar, do jornalista e coordenador de comunicação e marketing, Samuel Milléo Filho, de Neuza Oliveira, coordenadora da secretaria executiva, e do analista técnico da Gerência de Desenvolvimento Técnico, Salatiel Turra.
Cooperativismo
O cooperativismo também está arredando doações, por meio de contas disponibilizadas pelas cooperativas de crédito. Abaixo, os dados para aqueles que quiserem se solidarizar com a população de Rio Bonito do Iguaçu.
Sicredi
Chave Pix: 42991047107
Favorecido: Sicredi Grandes Lagos PR/SP
Sicoob
Chave Pix: 07.147.834/0001-73
Favorecido: Instituto Sicoob Para o Desenvolvimento Sustentável
Cresol
Chave Pix: 24.103.717/0001-27
Favorecido: ADFC Cresol

FOTOS: Júlia Duda e Samuel Milléo Filho / Assessoria de Comunicação Sistema Ocepar