Acordo entre Mercosul e União Europeia é aprovado provisoriamente

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

acordo 09 01 2026FOTO: FreepikOs embaixadores dos Estados-membros da União Europeia (UE) aprovaram, nesta sexta-feira (09/01), a assinatura do acordo comercial com o Mercosul, que será o maior pacto comercial do bloco europeu. De acordo com informações da Agência Reuters, a decisão é provisória pois as capitais da UE receberam um prazo até as 17h, horário de Bruxelas (13h em Brasília), para fornecer a confirmação por escrito de seus votos. 

Ainda segundo a Reuters, pelo menos 15 dos 27 países membros da EU votaram a favor, conforme exigido para aprovação. Eles representam 65% da população total do bloco. O tratado é resultado de mais de 20 anos de negociações e é considerado histórico porque criará uma zona de livre-comércio de mais de 720 milhões de consumidores. Combinadas, as economias somam US$ 22,3 trilhões em Produto Interno Bruto (PIB).

A confirmação dos votos favoráveis possibilitará que a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, assine o acordo com os parceiros do Mercosul – Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai – possivelmente na próxima semana.

Ainda assim, ele não entrará imediatamente em vigor, pois ainda necessitará da concordância do Parlamento Europeu, que deverá se pronunciar em um prazo de várias semanas. Da mesma forma, os demais países envolvidos no tratado também deverão referendar posição favorável ao estabelecimento do tratado.

Conteúdos Relacionados