Disputa eleitoral para a presidência da República é o destaque da semana

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

relacoes institucionais 09 01 2026A Coordenação de Relações Institucionais do Sistema Ocepar, vinculada à Gerência de Desenvolvimento Técnico (Getec), publicou, nesta sexta-feira (09/01), o Informe Semanal referente ao período de 5 a 9 de janeiro. O setor foi criado com o propósito de fazer o acompanhamento das matérias de interesse do cooperativismo em discussão tanto no Congresso Nacional como na Assembleia Legislativa do Paraná, das leis publicadas no âmbito do executivo (federal, estadual e municipal), além de outros temas vinculados às áreas de atuação das cooperativas do Paraná. Confira abaixo os destaques do boletim. 

Eleições 2026 – a corrida para o Palácio do Planalto

O Brasil entra em 2026 em um novo ciclo eleitoral que definirá os rumos do país pelos próximos quatro anos. Estarão em disputa os cargos de Presidente da República, Governadores, Senadores, Deputados Federais e Deputados Estaduais, em um contexto de forte polarização política, restrições fiscais e pressão por respostas nas áreas social, econômica e institucional.

Na corrida presidencial, a direita e o centro-direita já apresentam quatro pré-candidaturas formalizadas: Flávio Bolsonaro (PL), Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (União Brasil) e Ratinho Júnior (PSD). Flávio foi escolhido diretamente por Jair Bolsonaro, hoje condenado e preso, o que mantém o bolsonarismo como força central do campo conservador. Zema, Caiado e Ratinho, buscam ocupar espaços distintos dentro da direita, com agendas mais voltadas à gestão, ao fiscalismo e ao agronegócio. São governadores eleitos que tentam levar o legado e a popularidade de seus governos para o cenário eleitoral.

Lula deve disputar a reeleição, embora deva oficializar sua candidatura apenas no meio do ano. O presidente encerrou 2025 em tom de campanha, defendendo pautas de apelo popular e reforçando a visão do seu partido de que o Estado deve ser o principal indutor do crescimento. Já o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (REP), nome preferido do mercado, hoje, tende a buscar a reeleição e apoiar Flávio Bolsonaro, enquanto Ratinho Junior e por fora Eduardo Leite (PSD-RS) aparecem como alternativas que também tentam construir em um suposto campo do centro.

As pesquisas indicam que, agenda de 2026 será dominada por dois eixos centrais: segurança pública e economia. Lula e governadores de oposição já divergem sobre a PEC da Segurança e a possível criação de um ministério para a área. No campo fiscal, o elevado déficit do governo e o debate sobre o papel do Estado na economia contrastam com a defesa de maior disciplina fiscal feita por lideranças da direita, definindo um embate claro de modelos para o próximo governo.

Mais

O boletim traz informações sobre as mudanças nos ministérios, as pesquisas que mostram o radar da agenda temática no Congresso Nacional e alterações nos Tribunais Superiores.

Clique aqui para acessar na íntegra o Informe Semanal da Coordenação de Relações Institucionais do Sistema Ocepar

Conteúdos Relacionados