REVISTA PR COOPERATIVO: Publicação destaca crescimento do cooperativismo de crédito
- Artigos em destaque na home: Nenhum
{gallery}noticias/2011/Setembro/14/2011914151419/{/gallery}Os resultados expressivos registrados pelo cooperativismo de crédito no Paraná e os diferenciais oferecidos aos cooperados são os destaques da matéria especial publicada na edição mais recente da revista Paraná Cooperativo, produzida pela assessoria de Comunicação do Sistema Ocepar e que começou a circular nessa semana. No Estado existem atualmente 60 cooperativas de crédito filiadas à Ocepar. Elas estão presentes em mais de 300 municípios e a expectativa é de que alcancem todos os 399 municípios paranaenses nos próximos anos. Juntas, essas cooperativas encerraram o primeiro semestre de 2011 com mais de meio milhão de cooperados e administrando ativos de R$ 9,1 bilhões, o que significa um crescimento de 36% em relação ao mesmo período do ano passado. Em seis meses, mais de 40 mil pessoas se associaram a uma instituição cooperativa.
Diferenciais – O crescimento do cooperativismo de crédito no Paraná tem sido atribuído a fatores como acesso rápido ao crédito, taxas menores de juros e custos mais baixo para empréstimos. “E há a questão fundamental, que é o fato do cooperado ser o dono da cooperativa, participando dos resultados e tendo voz ativa nas decisões da instituição. A cada dia, mais pessoas estão percebendo os diferenciais do cooperativismo, deixando de ser meros correntistas em bancos para tornarem-se donos de uma cooperativa de crédito”, afirma o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski na matéria. A reportagem traz ainda um perfil dos sistemas presentes no Estado (Sicredi, Sicoob, Unicred e Federalcred) e também das cooperativas singulares, além da experiência de cooperados que conseguiram implementar seus projetos de vida com o apoio das cooperativas de crédito.
Entrevista - Nesta edição, a revista Paraná Cooperativo também apresenta uma entrevista com o relator em três comissões no Senado do Projeto de Lei da Câmara (PLC) nº 30/2011, que trata do novo Código Florestal Brasileiro, o senador Luiz Henrique da Silveira. O leitor também poderá conferir como foi o 20º Jovemcoop, realizado em julho, em Londrina, Norte do Estado, e muitas outras matérias. A publicação está disponível no site da Ocepar (www.ocepar.org.br), na seção Links.