FÓRUM AGRONÔMICO: Paraná terá uma boa largada de safra, mas La Niña pode voltar
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Palestrando em Maringá, no Fórum Agronômico promovido pela Ocepar, nesta terça-feira (13/09), o meteorologista Luiz Renato Lazinski, do Inmet/Mapa, afirmou que a entrada de algumas frentes frias ainda em outubro pode provocar quedas de temperaturas, principalmente em nível de solo, dificultando a antecipação do plantio da safra de verão 2011/12 no Paraná. Tudo indica, entretanto, que o Estado terá um bom início de safra, com chuvas dentro da normalidade. Mesmo nas regiões que tem chovido abaixo da média, como no Norte Velho, a tendência é de que as chuvas se regularizem.
La Niña - No final do ano, contudo, todos os prognósticos apontam para o retorno do La Niña, com períodos maiores sem chuva, saindo do período atual de neutralidade climática. As previsões, entretanto, são de um La Niña menos intenso do que no ano passado, que afetou principalmente a região produtora da Argentina e do Rio Grande do Sul. Em uma análise dos últimos 100 anos de La Niña, Lazinski ressalta que em 80% deles, o Centro Sul do Brasil enfrentou problemas com estiagem. Do mesmo modo, em 90% dos anos de El Niño foram de chuvas bem distribuídas e boas safras na região.
Argentina - A Argentina, que sofreu com o La Niña na última safra, vem tendo problemas com a baixa umidade do solo e deve ter pela frente mais uma temporada bastante seca, especialmente no final deste ano e início do próximo, quando há tendência de retorno do La Niña. No Rio Grande do Sul as condições também tendem a ser semelhantes.
Estados Unidos - O clima também não foi muito favorável para os Estados Unidos na última safra. O inverno foi embora tarde, atrasando o plantio, e chegou mais cedo, trazendo preocupação para as lavouras de soja ainda no campo. Uma estiagem com altas temperaturas durante a safra, especialmente na fase de polinização, também prejudicou a produção de milho na principal região produtora.
Centro-Oeste - No Centro-Oeste do Brasil, o meteorologista diz que as chuvas estão atrasadas e vão continuar até meados de outubro adiando o início do plantio. Mas iniciado o período de chuvas, tende a ser normal.
C.Vale - Nesta quarta-feira (14/09), o Fórum Agronômico está sendo realizado na sede da C.Vale, em Palotina, com a presença de cerca de 80 profissionais de cooperativas do Oeste e Sudoeste do Estado.(Com informações da Imprensa Cocamar)