Reuniões de núcleos reúnem 335 lideranças cooperativistas

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
Completando uma série de quatro encontros, terminaram nesta sexta-feira (27/06) as reuniões do 23o Encontro dos Núcleos Regionais da Ocepar. Um total de 335 lideranças cooperativistas participou da programação, que começou na terça-feira em Dois Vizinhos (Camdul), na quarta-feira em Cafelândia (Copacol), quinta-feira em Astorga (Nova Produtiva) e sexta-feira em Arapoti (Capal). João Paulo Koslovski, presidente da Ocepar, e Nelson Costa, superintendente, destacaram o grande número de participantes e a qualidade das reuniões, que serviram para expor as conquistas, discutir os problemas e fazer um balanço do setor cooperativo no Paraná. Também integraram a comitiva da Ocepar Gerson Lauermann, da Gerência de Desenvolvimento e Autogestão, e Hugo Biehl, assessor parlamentar da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

Capal - Um dos destaques do último dia de reunião foi a apresentação da cooperativa anfitriã, com uma explanação sobre a história da Capal, que foi fundada em setembro de 1960 e possui hoje 188 associados. Trabalhando com grãos, suínos e leite, há oito anos a Capal mudou sua maneira de atuar, profissionalizando sua gestão. A fórmula de administração é a seguinte: são seis diretores que se revezam a cada duas semanas, ficando a condução da cooperativa sob a responsabilidade de profissionais contratados e não há interferência dos cooperados na gestão. O objetivo da Capal é se tornar tão eficiente, a ponto de fazer com que o próprio produtor opte por ser associado pela qualidade oferecida pela cooperativa. Um fato que tem demonstrado a importância da cooperativa são os produtores de leite, que no passado haviam se agrupado para vender o produto, mas que agora estão voltando e colocando sua produção para ser comercializada pela cooperativa.

Números - Em 2002 a Capal registrou um faturamento de R$ 94,1 milhões, Para este ano a previsão é de atingir R$ 118 milhões. No ano passado a cooperativa recebeu 60 mil toneladas de milho; 40 mil toneladas de soja; e 24 mil toneladas de trigo. O destaque ficou por conta da produtividade das culturas: milho 7,5 mil kg/ha; soja - 3,2 mil kg/ha; e trigo - 3,1 mil kg/ha. Ainda foram comercializadas 12,4 toneladas de suínos no mercado "spot"e produzidas 55 mil toneladas de ração. Os associados da Capal são, em sua maioria, médios e grandes produtores. A cooperativa possui 177 funcionários.

Conteúdos Relacionados