Ranking \"Valor 1000\" destaca cooperativas do Paraná

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Cinco cooperativas paranaenses estão entre as 10 maiores do País, conforme o levantamento "Valor 1000", realizado pelo jornal Valor Econômico. A publicação traz o ranking das 1000 maiores empresas do Brasil, classificadas por setor de atuação. No segmento agricultura, dominado por cooperativas, o Paraná ganha destaque em uma matéria sobre a Coamo, de Campo Mourão. José Aroldo Gallassini, presidente da Coamo, fala sobre a gestão como cooperativa-empresa, receita que segundo ele justifica o sucesso. A Coamo foi considerada revelação na agricultura brasileira e conquistou o primeiro lugar no ranking das cooperativas e a 64ª posição entre as maiores empresas. O carro-chefe da cooperativa é a soja, responsável por 49% da receita. De acordo com a reportagem, os ótimos resultados alcançados pela cooperativa permitem que ela concorra até com as grandes tradings multinacionais. A estimativa para faturamento neste ano é de R$ 3 bilhões e uma das prioridades é ampliar investimentos em armazenagem.

Entre as 1000 - Na relação das 1000 empresas do ranking, além da Coamo ainda aparecem as cooperativas paranaenses Coopervale, Cocamar, Coopavel, Integrada, Lar, Agrária, Copacol, Corol, Batavo, Frimesa, Castrolanda, Cocari e Copagril.

Critérios - Veja abaixo a tabela de classificação das 10 primeiras cooperativas de acordo com os oito critérios estipulados pelo Valor: crescimento sustentável, receita líquida, rentabilidade, margem da atividade, liquidez corrente, geração de valor, cobertura de dívidas e giro do ativo.

 

Classificação ? Agricultura Pontuação final

obtida pelas empresas nos oito critérios

Pontuação

1. Coamo

58

2. Cotripal

48

3. Cooperativa Integrada

45

4. Cooxupé

43

5. Comigo

43

6. Cocamar

38

7. Cotrisal

36

8. Agrária

31

9. Cooperalfa

30

10. Coopavel

30

Média das 10 primeiras

40

Conteúdos Relacionados