Queijos da Coopavel são premiados durante a Rural Leite
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A qualidade dos produtos da Coopavel foi um dos destaques do 1º Concurso de Queijos do Paraná realizado em Cascavel, na semana passada, durante a 2ª Feira Rural Leite. A cooperativa recebeu prêmios em todas as quatro categorias analisadas, conquistando o primeiro lugar com o queijo parmesão e um triplo vice-campeonato com os queijos, prato, provolone e mussarela. Foram avaliados três quesitos - sabor, textura e aparência.
Julgamento - Para o julgamento dos melhores queijos, a Associação Regional dos Criadores de Raças Leiteiras (Rural Leite) e a Sociedade Rural do Oeste, organizadores da feira, trouxeram especialistas do Instituto de Laticínios Cândido Tostes, ligado à Empresa de Pesquisas Agropecuárias de Minas Gerais – Epamig. Anualmente, a entidade também promove um concurso nacional de queijos, onde são avaliados sete quesitos, e no qual Coopavel já recebeu dois prêmios. Foram dois terceiros lugares entre os melhores do Brasil, em 2001, com o queijo provolone e com o parmesão em 2002.
Qualidade - “O Paraná está muito bem servido em termos de qualidade de seus queijos”, disse Fernando Magalhães, professor e pesquisador da Epamig de Juiz de Fora – MG, que coordenou a organização do concurso bem como a análise dos queijos, ao lado do também professor e pesquisador Adauto de Matos Lemos. Na opinião da gerente do Laticínio da Coopavel, Ivânia Bosquiroli Brandalize, a qualidade dos demais queijos em disputa é que torna a premiação ainda mais representativa. “A região demonstrou que possui queijos muito bons”, completa.
Comemoração - Um dos aspectos importantes do concurso, afirma Ivânia, é a possibilidade de se fazer uma análise técnica dos queijos, “o que ajuda também no direcionamento do próprio trabalho da indústria”. A gerente faz questão de lembrar que o resultado da premiação deve ser comemorado por todos os que fazem parte do processo de produção na cooperativa, “desde os pecuaristas integrados, que produzem uma matéria prima dentro dos padrões de qualidade exigidos pela empresa, até os funcionários responsáveis pela industrialização do leite”. Segundo o vice-presidente da Rural Leite, José Manoel Mendonça, o concurso de queijos é uma contribuição para o setor da indústria de leite paranaense e que deve se consolidar nas próximas edições da feira, como forma de “estimular a melhoria contínua dos queijos fabricados no Estado”. (Fonte: Assessoria de Imprensa Coopavel)