PROJETO ÍMPAR: Cooperativas se destacam entre as marcas preferidas
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Pelo quarto ano consecutivo, o Grupo RIC Paraná realiza e apresenta ao mercado os resultados do Projeto ÍMPAR – Índice das Marcas de Preferência e Afinidade Regional. A pesquisa, realizada em parceria com o IBOPE Inteligência, revela o que os consumidores do estado do Paraná têm como hábitos de consumo e, sobretudo, como as marcas são percebidas por seus clientes. E entre as marcas mais lembradas pelos paranaenses se destacaram as cooperativas Unimed, Uniodonto, Coamo, Cocamar, Coopavel, Batavo e Frimesa. Também aparecem nas pesquisas regionais Sicredi, Copacol, C.Vale, Primato, Cativa e Castrolanda. A entrega dos certificados aos vencedores na preferência dos curitibanos e da etapa Estadual, aconteceu na noite da última segunda-feira (17/12), no Buffet du Batel, em Curitiba. Eventos idênticos já haviam sido realizados nas cidades de Londrina, Maringá, Cascavel e Toledo. Em Curitiba, o Sistema Ocepar foi representado pelo coordenador de comunicação, Samuel Milléo Filho.
Destaques – A pesquisa apontou os hábitos e preferências dos consumidores e como eles percebem as marcas de seus mercados. A Coamo ficou com a liderança estadual com 30% da lembrança, em segundo a Cocamar (21%) em terceiro a Coopavel (15%). Mais uma vez a Unimed conquistou na categoria Plano de Saúde a preferência estadual com 58% de citações. Em todas as cinco regiões a Unimed foi a mais lembrada pelos entrevistados. Outra cooperativa do ramo saúde e que obteve um bom desempenho foi a Uniodonto. Na categoria Plano Odontológico ficou com preferência estadual em primeiro lugar com 37% e também em Curitiba (43%), Maringá (21%). Nas cidades de Londrina, Cascavel e Toledo ficou com o segundo lugar com 29%, 19% e 20%, respectivamente. A Uniodonto também se destacou na categoria Clínica Odontológica, ficando em primeiro lugar na etapa estadual com 20% e Curitiba com 31%. Já a Frimesa foi a terceira marca mais lembrada pelos entrevistados em Curitiba, com 7%, a segunda em Cascavel com 11% e a terceira em Toledo com 5%.
CATEGORIA COOPERATIVA
Sobre o IMPAR – Diferentes de avaliações “top of mind”, o IMPAR mostra resultados referentes à preferência do público em relação às marcas, à inclinação, simpatia, favoritismo, predileção, manifestações de afeto, estima e prioridade que são dispensadas as marcas e produtos. Os dados apresentados pela pesquisa são relacionados ao hábito de consumir uma marca, e não de lembrá-la. “O objetivo do Projeto IMPAR é fomentar o desenvolvimento regional, instituir uma ferramenta que sirva como bússola para os players do mercado, que deverão usar os resultados apresentados como baliza para aprimorar a performance de marcas e produtos perante seus públicos-alvo”, explica Leonardo Petrelli, vice-presidente executivo do Grupo RIC Paraná.
A pesquisa – Entre os meses de julho e agosto de 2012, o IBOPE Inteligência realizou 1400 entrevistas nas cidades de Cascavel, Curitiba, Londrina, Maringá e Toledo, onde avaliou 43 categorias de produtos e serviços da cadeia produtiva do varejo no Estado. O resultado é um retrato do desempenho das marcas locais, que muitas vezes supera o das globalizadas.
Perfil dos entrevistados:
- Sexo: 47% masculino e 53% feminino.
- Idade: 20% de 16 a 24 anos; 24% de 25 a 34 anos; 21% de 35 a 44 anos; 25% de 45 a 59 anos e 10% com 60 anos ou mais.
- Ocupação: 73% exerce atividade remunerada e 27% não exerce atividade remunerada.
- Renda familiar: 20% de 5 a 10 salários mínimos (SM); 48% de 2 a 5 SM; 2% de 1 a 2 SM; 4% de 10 a 20 SM.
Categorias de produtos e serviços - Nesta edição do Projeto IMPAR foram 43 categorias pesquisadas: Telefonia Celular; Banco; Café; loja de Tintas: Construtora de Imóveis; Curso de Idiomas; Consorcio de Automóveis; Faculdade ou Universidade Particular; Farmácia; Financeira; Hotel; Imobiliária; Colégio Particular; Joalheria e Relojoaria; Loja de Calçados; Loja de Colchões; Loja de Departamento; Loja de Eletrodomésticos; Loja de Materiais de Construção; Loja de Imóveis e Decoração; Loja de Roupas; Loja de Serviços Automotivos; Supermercado; Moda e Confecção; Cooperativa; Restaurante; Revenda de Automóveis; Shopping Center; Revenda de Motocicleta; Ótica; Consórcio de Imóveis; Plano de Saúde; Operadora de Telefonia Fixa; Perfume e Cosméticos; Rede de Combustíveis; Refrigerante; Ensino de Capacitação Profissional; Ensino a Distância; Plano Odontológico; Curso de Pré-Vestibular; Indústria de Carnes e Derivados; Livraria e Papelaria e Clínica Odontológica.