Profissionais da OCB/MS conhecem Sistema Ocepar
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, recebeu na manhã desta terça-feira (8), em seu segundo dia de visita, um grupo de profissionais do Sindicato e Organização das Cooperativas do Mato Grosso do Sul (OCB/MS), que vieram com objetivo de realizar um intercâmbio de informações e conhecer um pouco mais sobre as atividades desenvolvidas pela entidade no estado e sobre a estruturação do Sescoop Paraná. Participaram deste contato o gerente de capacitação do Sescoop-MS, Juarez Pereira, os assessores técnicos da OCB-MS, Adriano Trentin Fassini e Curt Heine Luedtke e da secretária executiva, Edynéia Costa e o superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken.
Troca de informações - Na opinião do presidente do Sistema Ocepar, visitas como estas são importantes para a construção de um sistema cada vez mais integrado e forte. “Visitas como estas são importantes para troca de informações, afinal, ao mesmo tempo em que repassamos conhecimentos também aprendemos muito”, lembrou. Koslovski disse aos técnicos sul-mato-grossenses que a preocupação do Sistema Ocepar sempre é se antecipar aos anseios das cooperativas. “Talvez esta seja uma característica importante aqui no Paraná e que pode muito bem ser adotado tranqüilamente. Conhecemos o excelente trabalho que vem sendo realizado no Mato Grosso do Sul, através da importante liderança do presidente, Márcio Antônio Portocarrero e de sua equipe”, destacou João Paulo.
Detalhes - Segundo os técnicos sul-mato-grossenses, com a visita foi possível constatar o grau de desenvolvimento experimentado pelo cooperativismo paranaense. Eles conheceram mais detalhadamente o funcionamento do Programa de Autogestão, o Programa Integral de Apoio às Pequenas Cooperativas (Procoope), sistema de arrecadação e também o setor de Desenvolvimento Humano na realização de eventos centralizados e descentralizados pelo Sescoop Paraná. “Pudemos ver e comprovar que a Ocepar realmente é uma entidade forte, representativa e com pessoal capacitado e serve de exemplo para o restante do Brasil”, destacou Adriano Fassini. Para o superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, afirmou ao grupo que durante o período em que esteve no Denacoop/Mapa constatou que cada uma das organizações estaduais (OCE´s), de acordo com suas particularidades, tem muito o que contribuir com experiências inovadoras.
Dados
- A OCB/MS - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras
no Mato Grosso do Sul, órgão de representação do
Cooperativismo sul-mato-grossense que está completando neste ano 25 anos
de fundação, possuí atualmente 100 cooperativas filiadas,
sendo que o ramo mais forte é o agropecuário, com 40 cooperativas,
seguindo do crédito e saúde. O sistema reúne no Mato-Grosso
do Sul, 28 mil cooperados e empregam 2,5 mil trabalhadores, responsável
por 9% do PIB estadual.