Presidente da Faep fala sobre pautas comuns em visita à Ocepar
- Artigos em destaque na home: Artigo Secundário 2
O presidente interino do Sistema Federação da Agricultura do Paraná (Faep), Ágide Eduardo Meneguette, visitou a diretoria executiva do Sistema Ocepar nesta quarta-feira (04/09), em Curitiba. O objetivo foi falar sobre as pautas comuns das duas instituições, buscando estabelecer uma atuação conjunta. Ele foi recebido pelo presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, e pelos superintendentes da Ocepar, Robson Mafioletti, e da Fecoopar, Nelson Costa. Participaram da reunião também o gerente do Departamento Sindical do Sistema Faep, João Lázaro, o gerente Desenvolvimento Técnico do Sistema Ocepar, Flavio Turra, e o analista de mercado da Ocepar, Alexandre Amorim Monteiro.
“A rastreabilidade, a sanidade animal e a autoregulamentação das indústrias frigoríficas são pautas que interessam tanto ao Sistema Faep quanto ao Sistema Ocepar e nestes temas vamos trabalhar em conjunto na defesa dos produtores rurais e das cadeias produtivas”, declarou Meneguette. O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, também reforçou a importância de as duas instituições estarem juntas.
PRC300
Ricken apresentou a Meneguette o recém-lançado PRC300 – o novo ciclo do planejamento estratégico das cooperativas que projeta para 2026 um faturamento anual de R$ 300 bilhões pelo setor. Uma das principais linhas de atuação do PRC300 é buscar a certificação das cooperativas e dos produtores rurais, como forma de abrir novos mercados para a produção de alimentos do Paraná. “Nossos produtos já estão presentes em 150 países, mas podemos crescer com a certificação e com a intercooperação”, pontuou Ricken.
O presidente do Sistema Ocepar também apresentou o programa de Educação Política do cooperativismo, iniciativa da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), que no Paraná é coordenado pela área de Relações Institucionais do Sistema Ocepar. Ricken explicou que, sem nenhuma vinculação partidária, o programa visa o engajamento do público cooperativista na política, conscientizando sobre a importância do voto como forma de ampliar a base parlamentar de apoio ao cooperativismo no Congresso Nacional. Outros temas tratados na reunião foram irrigação, conectividade, financiamento da safra e seguro rural.