Potencial econômico brasileiro entre os países árabes
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB) inaugura no próximo dia 17 de setembro a Agência de Notícias Brasil-Árabe (ANBA), dentro da estratégia para incrementar as relações comerciais entre o Brasil e os países árabes. Funcionando como um braço informativo da CCAB, a ANBA terá o objetivo de divulgar notícias sobre economia e oportunidades de negócios no Brasil entre as nações árabes, contribuindo para aumentar as exportações brasileiras para a região.Ao mesmo tempo, a ANBA também divulgará no Brasil conteúdo vindo diretamente de órgãos noticiosos dos 22 países árabes representados pela CCAB, por meio de acordos entre a agência brasileira e veículos de comunicação daquele bloco.
Fortalecer relações - O fortalecimento das relações entre o Brasil e os países árabes, hoje o quarto maior parceiro comercial do país, é uma das prioridades da política de comércio exterior do atual governo, a ponto de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter agendado, para o fim do ano, uma viagem oficial a algumas dessas nações. Um estudo realizado pela CCAB aponta que o potencial de comércio existente pode aumentar o volume das exportações brasileiras para os países árabes dos US$ 2,6 bilhões registrados em 2002 para US$ 7 bilhões até 2007."O aumento das relações econômicas bilaterais entre o Brasil e os países árabes depende, além do empenho político e diplomático, de maior comunicação entre os dois lados", afirma Paulo Atallah, presidente da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira. Para Atallah, ainda existe no mundo árabe um desconhecimento em relação ao potencial de negócios que podem ser estabelecidos com o Brasil. "Daí a necessidade de criarmos uma agência como a ANBA", ressalta.
Canal de comunicação - A ANBA surge para reverter um quadro que tem prevalecido nas negociações entre o Brasil e os países árabes nas últimas décadas: o comércio de commodities. Com a ampliação dos canais de comunicação, será possível intensificar os negócios envolvendo produtos industrializados e serviços com maior valor agregado, criando novos eixos de mercado.A ANBA será coordenada pela Agência Meios, uma provedora de conteúdo jornalístico para sites e mídia impressa comandada pelos jornalistas Joel Santos Guimarães e Paula Quental.