Posse de Pessuti é bastante prestigiada

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
Numa cerimônia bastante concorrida, o vice-governador Orlando Pessuti assumiu nesta sexta (03) o cargo de secretário da Agricultura do Paraná. Mais de duas mil pessoas entre ex-secretários, lideranças e fun-cionários do sistema estadual de agricultura estiveram presentes à solenidade de transmissão de posse. Pessuti substitui o ex-secretário Deni Schwartz. Pessuti vai acumular os cargos de vice-governador e de secretário da Agricultura. O novo secretário salientou que no comando da pasta vai garantir o compromis-so eleitoral, de manter as parcerias com as entidades da iniciativa privada, e também ser coordenador de um processo para tornar o Estado do Paraná cada vez mais referência para o País no setor agrícola.

Panela cheia - Pessuti anunciou, entre as prioridades do novo governo, o retorno do programa Panela Cheia, que vai permitir a troca de produto agrícola para pagamento de financiamentos bancários e compra de equipamentos. O indexador ainda será definido em negociação com o sistema financeiro e também com a Agência de Fomento. Será instituído um programa estadual de aval que vai permitir o acesso do agricultor a financiamentos bancários. Também será instituído um programa de preços mínimos para culturas estratégicas para o Estado, salientou o novo secretário.

Programas - Pessuti anunciou, ainda, que programas em andamento como Paraná 12 Meses, Fábrica do Agricultor e programas de sanidade na área animal e vegetal serão mantidos, com o foco voltado para a agricultura familiar. O novo secretário disse que pretende manter as parcerias com as entidades que repre-sentam os agricultores. Pessuti concordou com o ex-secretário Deni Schwartz, ao salientar que o desafio da Secretaria da Agricultura daqui para frente é produzir alimentos com qualidade. Para atingir esse obje-tivo, Pessuti disse que o governador Roberto Requião pretende duplicar o número de extensionistas da Emater e fortalecer o sistema estadual de pesquisa, através do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar-PR).

Vilas Rurais - Sobre o programa Vilas Rurais, implantado na administração anterior, Pessuti disse que o projeto será amplamente discutido com os técnicos da Secretaria da Agricultura e da Habitação. Ele acre-dita que o programa pode ser adaptado à nova filosofia de trabalho do governo Requião. Ele citou como exemplo, a necessidade de ampliar a possibilidade do vileiro produzir com escala. "Da forma como está estruturado hoje, com uma área de cinco mil metros quadrados, o programa Vilas Rurais não passa de um projeto de habitação rural", destacou.

Nomeações - O ex-presidente da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar-PR), Sabino Campos foi nomeado para ocupar a presidência da Emater-PR. Os ocupantes para as demais em-presas vinculadas ao sistema estadual de Agricultura, assim como os diretores da Secretaria da Agricultu-ra, serão definidos na próxima semana.

Quem é - Orlando Pessutti nasceu em Califórnia, Paraná, em 1953 e é formado em Medicina Veterinária pela UFPR. Além disso, faz parte do quadro de funcionários da Emater do Paraná. Foi presidente da CEU (Casa do Estudante Universitário), de 1977 a 1978, e do Conselho Regional de Medicina Veterinária, de 1987 a 1990. Em 1999 foi eleito em Recife, Pernambuco, 1º Vice-Presidente da UNALE (União Nacional dos Legislativos Estaduais). No ano passado Pessuti atuou como membro da Comissão de Constituição e Justiça e membro titular da Comissão de Agricultura e da Comissão de Saúde de Assembléia Legislativa do Paraná além de ter presidido a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Alimentos. Deputado estadual por cinco mandatos consecutivos.

Conteúdos Relacionados