Porto de Santos amplia disputa com Paranaguá
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O crescimento da produção de soja na região Centro-Oeste do país, principalmente no Mato Grosso, está ampliando a participação do porto de Santos nos embarques do grão e de farelo de soja. A previsão de embarque por Santos para este ano é de 10 milhões de toneladas, cerca de 29% acima de 2002. No porto de Paranaguá, a estimativa é embarcar 12 milhões em 2003, um aumento de 11,6% sobre o ano passado. O porto paulista vem ganhando espaço nos embarques de soja devido à existência da malha ferroviária que liga a região do Alto Araguaia e Santos, administrada pela Ferronorte. Segundo José Carlos Mello Rego, diretor-presidente da Codesp, empresa que administra o porto, a criação do corredor Alto Araguaia-Santos trouxe vantagem de custo e velocidade de transporte para os exportadores de soja do Centro-Oeste. A escolha do porto é, acima de tudo, uma questão de custo. Enquanto o grão produzido no Paraná é embarcado por Paranaguá, o porto de Santos se tornou o destino natural da soja do Mato Grosso, afirmam fontes de tradings. Como a produção cresce de forma mais acelerada no Centro-Oeste, Santos deve ultrapassar Paranaguá, avaliam. (Fonte: Valor Econômico)