PARANA.COOP#22: GT de Educação Política inicia calendário de reuniões com cooperativas do Paraná
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O Sistema Ocepar promoveu nesta quinta-feira (29/05), por meio virtual, utilizando o Microsoft Teams, a primeira reunião do Grupo de Trabalho de Educação Política com as cooperativas do Paraná. O GT compõe as ações do Programa parana.coop#22, iniciativa que tem como objetivo sensibilizar o público cooperativista sobre a importância do processo eleitoral e de valorizar as ações de quem defende o cooperativismo, fortalecendo a Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop).
Agenda Institucional – Ao recepcionar os integrantes do GT, o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, destacou a importância do cooperativismo contar com uma base de apoio forte no Congresso Nacional. Também disse que a expressiva participação de autoridades e parlamentares no lançamento da Agenda Institucional, em Brasília, na quarta-feira (27/04), é uma demonstração do compromisso com o cooperativismo e do reconhecimento que o setor conquistou ao longo dos anos. “Não é qualquer setor que tem esse reconhecimento e isso se deve ao trabalho de articulação que a OCB faz junto ao Congresso Nacional. A Agenda Legislativa do cooperativismo é um trabalho estratégico visando avançar com nossas pautas políticas que buscam tornar as cooperativas cada vez mais fortes e competitivas”, disse.
Presenças – O lançamento da Agenda Institucional do Cooperativismo foi prestigiado por autoridades como ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, general Luiz Eduardo Ramos; ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes; o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite; o Ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio; o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; o vice-presidente do Congresso Nacional, Marcelo Ramos; o diretor do Banco Central, Otávio Damaso; a ex-ministra e deputada Tereza Cristina; o presidente da Frencoop, Evair de Melo; além de outros parlamentares e parceiros institucionais do Sistema OCB. Também estiveram presentes os parlamentares paranaenses que defendem o cooperativismo, por meio da Frencoop.
Contexto – Em sua fala o presidente do Sistema Ocepar abordou também questões como a polarização política, o conflito de informações, a concentração dos debates na disputa pelo Executivo, e o desconhecimento sobre a importância do Poder Legislativo. Também destacou a necessidade de estimular o envolvimento do público cooperativista, por meio de ações educativas, e de prestigiar nomes que apoiam o setor cooperativista no Congresso Nacional. “A informação é nosso principal instrumento. O objetivo do Programa parana.coop#22 é fazer a informação idônea e correta chegar na ponta, para que o eleitor posso decidir o seu voto de forma consciente”, frisou.
Grupo de Trabalho – Na sequência, a Coordenadora de Relações Parlamentares do Sistema Ocepar, Daniely Andressa da Silva, explicou que o objetivo do GT é planejar e implementar, com a participação direta das cooperativas, as ações do Programa de Educação Política para as eleições 2022 no Paraná. “Temos os sete ramos do cooperativismo representados. São 38 cooperativas no GT que, juntas, respondem por quase 100% do faturamento global do cooperativismo paranaense”, contou.
Ações – O programa de educação política do cooperativismo paranaense foi criado nas eleições de 2018. Este trabalho, que teve a comunicação como principal estratégia, levou informações sobre o processo eleitoral e o trabalho dos parlamentares que representam o cooperativismo para mais de 1 milhão de pessoas. Estes esforços contribuíram para eleger 15 parlamentares da base de apoio ao cooperativismo.
Referência – Pelos resultados obtidos, o programa de educação política do cooperativismo paranaense se tornou referência para uma ação de âmbito nacional. “Vocês são exemplo, não só para o Sistema OCB, mas para o setor produtivo como um todo. E a partir da referência que temos do Paraná e, inclusive, com a ajuda de vocês, desenhamos um programa de educação política nacional. E existe uma janela de oportunidade muito grande. Vivemos um momento de expansão do cooperativismo e vários fatores convergem para que o setor esteja no centro da agenda de decisões estratégicas do país”, disse o coordenador de Relações Institucionais da OCB, Eduardo Lima Queiroz, da OCB.