Os vencedores do Concurso Regional de Redução de Perdas na Colheita

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Primeiro colocado no 1° Concurso Regional de Perdas na Colheita de Soja - os ganhadores foram conhecidos na noite de sexta-feira (28) durante evento de encerramento realizado no pavilhão azul do Parque Internacional de Exposições de Maringá -, o operador de colheitadeira Leandro Marques Luiz, de Maringá, ganhou um trator MF 250X, oferecido pela Massey Ferguson. Na última safra de soja, pilotando uma MF-5650, ano 2003, ele registrou uma perda de apenas 7,69 quilos por hectare, o correspondente a 0,13 saca, o melhor resultado em 8 anos de realização do concurso que, até o ano passado, abrangia apenas concorrentes de Maringá. O prêmio, avaliado em R$ 57 mil, foi entregue pelo governador em exercício Orlando Pessuti, ao lado do prefeito João Ivo Caleffie do deputado federal Odílio Balbinotti, além dos representantes da Emater-PR, Luiz Caetano Vicentini e Silvério Egon Arns, do coordenador do concurso, Marco Bruschi Neto, e dirigentes da Massey Ferguson. O evento, organizado por Emater-PR e Secretaria estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab), atraiu cerca de 2 mil pessoas ao parque, provenientes dos 14 municípios participantes.

Segundo lugar - O segundo prêmio, um Gol zero, avaliado em R$ 20 mil, oferecido por Cocamar e Sicredi, foi entregue a Luiz Carlos Szabo, de Doutor Camargo. Ele teve perda de 8 quilos por hectare, em média. Em terceiro lugar, Marcos Rogério Cano, de Floresta, ganhador de um refrigerador entregue pela New Agro, com perda de 8,46 quilos/hectare. O governador Orlando Pessuti, também titular da Secretaria estadual da Agricultura, disse que a agricultura e a pecuária do Paraná vêm apresentando evolução significativa nos últimos anos. “Estamos dando mostras de capacidade. Para onde vamos, em qualquer região do Estado, só temos motivos para sentir orgulho dos produtores paranaenses”. Pessuti ouviu do engenheiro agrônomo Silvério Arns, da Emater-PR, que os números apresentados pelo concurso regional podem servir de referência para um esforço visando a redução de perdas na agricultura brasileira, onde a média de desperdício é de 2,1 sacas/hectare, contra 1,1 saca no Paraná. “Se todos os agricultores brasileiros obtivessem a mesma média de perda do maringaense Leandro Marques Luiz (0,13 saca/hectare), o País deixaria de perder 35 milhões de sacas”, ilustrou Arns.

Participações - Este ano, cerca de 334 produtores inscreveram-se no concurso, que abrangeu uma área de 68.450 hectares nos municípios de Maringá, Ângulo, Iguaraçu, Mandaguaçu, Sarandi, Marialva, Mandaguari, Itambé, Floresta, Ivatuba, Doutor Camargo, Ourizona, Paiçandu e São Jorge do Ivaí.

Conteúdos Relacionados