Ocepar elege nova diretoria
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Nova diretoria - Fazem parte da nova diretoria como vice-presidentes reeleitos: Alfredo Lang (C.Vale); Almir Montecelli (Núcleo Norte); Luiz Roberto Baggio (Crédito); e Valter Pitol (Frimesa). Áureo Zampronio (Núcleo Noroeste); Dilvo Grolli (Cotriguaçu); Edvino Schadeck (Infra-estrutura); Frans Borg (Núcleo Centro-Sul); José Otaviano Ribeiro (Confepar); Luiz Carlos M. Palmquist (Saúde); Leocir Sartor (Núcleo Sudoeste); Luiz Lourenço (Cocamar); Miguel Feofiloff (Trabalho); e Sérgio Luiz Panceri (Coamo) são os novos integrantes da diretoria da Ocepar. No Conselho Fiscal foram empossados Renato Beleze, da Confepar (suplente) e Nelson Canan (titular). Eles assumem as vagas de Leocir Sartor, (Núcleo Sudoeste) e Antônio Carlos Furlanetto (falecido/Núcleo Norte).
Lideranças destacam ação da Ocepar -A escolha de João Paulo Koslovski para presidente da Ocepar por mais quatro anos foi feita por unanimidade pela diretoria eleita. E tem uma justificativa, também unânime: a sua dedicação em defesa dos ideais do Cooperativismo. O presidente da Ocepar, por sua vez, considerou que "o Cooperativismo do Paraná é o que é em função das suas lideranças".
Luiz Lourenço, presidente da Cocamar - Nunca estivemos tão bem posicionados como estamos agora. Todos os assuntos, especialmente aqueles no âmbito político em que tem muito interesse do Cooperativismo, estão sendo abordados de uma forma muito profissional. O Paraná hoje um exemplo de Cooperativismo e um exemplo de organização política e isso tem sido afirmado por dirigentes e políticos em Brasília. É um trabalho bom, profícuo, com bons resultados e que a gente tem na pessoa do João Paulo e da estrutura da Ocepar em benefício do Cooperativismo Brasileiro.
José Otaviano de Oliveira Ribeiro, presidente da Cofercatu - Pra nós, que vamos assumir como membro da diretoria na continuidade do trabalho da Ocepar, é uma responsabilidade muito grande, porque o trabalho feito pela administração que hoje entrega seu cargo é de uma mudança fundamental no papel da Ocepar perante o Cooperativismo e o agribussines paranaense. Hoje nós somos uma organização madura que sabe onde trabalha e como trabalha. Então, a nossa responsabilidade pela continuidade desse trabalho é muito complicada.
Ricardo Chapla, presidente da Copagril - A nossa avaliação é positiva. O trabalho que foi feito pela diretoria da Ocepar é bastante importante e construtivo, no sentido de construir um cooperativismo cada vez mais forte, mas representativo e ouvido na sociedade, principalmente nos órgãos públicos. Então, eu como presidente de uma cooperativa que sempre participa das atividades, estamos muito satisfeitos e muito felizes. E podemos dizer que estamos orgulhosos em ter a diretoria presidida pelo João Paulo, que é uma pessoa, que até homenageamos em nossa assembléia pelos trabalhos que tem feito. O trabalho realizado foi 100 por cento daquilo que sempre desejamos para o sistema.
Osmar Pomini, presidente da Coagel: Eu sempre tenho dito que a Ocepar é a maior organização estadual das cooperativas do Brasil. Todas as conquistas que tivemos no passado e estamos tendo hoje e com certeza teremos no futuro, a Ocepar está tendo uma participação bastante importante pelo fato de, no Paraná, estarem agregadas as cooperativas que mais se preocupam com o setor agrícola dentro do País. E a Ocepar tem dado todo o respaldo para as cooperativas para que a gente pudesse fazer o repasse dessas tecnologias aos produtores em termos de produtividade com qualidade.
Homenagens - Ao final da Assembléia foram prestadas homenagens aos ex-vice-presidentes que deixaram à diretoria da Ocepar. São eles Ari Antônio Reisdoerfer (Núcleo Sudoeste); Eliseu de Paula (Confepar); Franke Dijkstra (Núcleo Centro-Sul); José Aroldo Gallassini (Coamo); José Jardim Júnior (Cocamar); e Valter Vanzella (Frimesa). Johan van Arragon (Infra-estrutura) e Antônio Carlos Furlanetto (Núcleo Norte), falecidos, também foram lembrados e homenageados através de colegas de trabalho e familiares.
Mensagem da diretoria - O relatório de atividades e Prestação
de Contas 2002 destaca, na Mensagem da Diretoria, o desempenho das cooperativas
no ano passado, com um faturamento que ultrapassou os R$ 10 bilhões.
João Paulo Koslovski explicou que isso representa um crescimento de 25%
sobre o exercício anterior. O texto também relata sobre os investimentos
do sistema, principalmente na agroindústria, que atingiram R$ 300 milhões.
A profissionalização é outro fator considerado importante,
levando em consideração que mais de 60 mil pessoas foram treinadas
através do Sescoop-PR. "Por tudo isso, este foi um bom ano para
o Cooperativismo e cabe-nos agradecer à OCB/Sescoop Nacional, aos nossos
vice-presidentes pela firme atuação, aos dirigentes, cooperados
e colaboradores de nossas filiadas, bem como aos nossos colaboradores da Ocepar/Sescoop-PR
pelo esforço e dedicação. Temos certeza que 2003 será
um ano cheio de desafios, mas também de inúmeras conquistas. Vamos
à vitória!", finaliza a mensagem.