Líderes dos comitês Geração C e Elas pelo Coop encerram seus mandatos em evento promovido pelo Sistema Ocepar

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Lideranças de comitês estaduais de jovens e mulheres de cooperativas de todo o Paraná – Geração C e Elas pelo Coop – se reuniram em Curitiba na sexta-feira (07/11) para o encerramento de seus mandatos, após três anos de atuação. 

Ao abrir o encontro, o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, afirmou que a expectativa da diretoria é de que os grupos estimulem os jovens e as mulheres a participarem como cooperados e não apenas como integrantes dos conselhos consultivos, para que também possam estar aptos para assumir a gestão das cooperativas. 

Ele lembrou a conquista recente, no Supremo Tribunal Federal, que reconheceu a constitucionalidade da exigência de registro das cooperativas na Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), ou na entidade estadual, como requisito legal indispensável para o exercício regular da atividade. “Temos trabalhado arduamente para conquistarmos esse reconhecimento. Com o esforço e a participação de todos, conseguiremos crescer ainda mais. Mas, para isso, é fundamental preparar nossos sucessores. Não basta fazer a sua tarefa de forma exemplar. É importante preparar alguém para dar continuidade”, alertou. 

O superintendente do Sescoop/PR, José Ronkoski, também recebeu os convidados com uma mensagem de agradecimento pela liderança desempenhada desde 2023. “Vejam com quantas pessoas vocês interagiram nesse período, quantas trocas foram feitas e como vocês estiveram em uma condição de influenciar seus ambientes. Seu papel foi imprescindível pelo cooperativismo no período. Agradecemos muito por todo o empenho.” 

A coordenadora nacional do Elas pelo Coop, Leandra Miglioranza, também conversou com os líderes presentes e destacou principalmente o papel fundamental desempenhado pelas mulheres no cooperativismo. “A gente sabe quais são as principais preocupações dos homens, nas cooperativas. Estão atentos às questões mais práticas. Então, entendo que é papel das mulheres levar o cooperativismo para as próximas gerações. Isso é mãe quem faz. E é papel desses jovens também. Quem passou por um comitê não volta mais a ser como era antes e, agora, cada um de nós precisa dar sua contribuição para que o cooperativismo siga forte”, pediu aos participantes. 

A mestre em Gestão de Cooperativas e especialista em Educação Corporativa, Sandra de Souza Schmidt, falou sobre conectar gerações por meio do cooperativismo com atenção à governança, ao propósito e ao legado. Sua fala provocou o resgate e o compartilhamento das vivências de cada liderança durante seu mandato. “O mandato está se encerrando, mas o trabalho não para por aqui porque são pessoas envolvidas e que, após suas experiências com líderes, com tudo o que vivenciaram e aprenderam, passam a ser construtores dos futuros das cooperativas”, avaliou. 

Os participantes também foram provocados pelo consultor formado em Administração de Empresas, com especialização em Marketing e Recursos Humanos, Eliseu Felipe Hoffmann. Ele propôs exercícios para que os participantes pudessem deixar suas reflexões e um manifesto para a nova gestão. “É muito prazeroso acompanhar o quanto eles cresceram ao fazer parte dos comitês e o quanto eles ainda podem contribuir para promover o desenvolvimento dentro de suas cooperativas. É fundamental que as cooperativas confiem no trabalho dessas mulheres e jovens e que os espaços sejam cada vez mais ocupados por eles, para que a diversidade e a inovação possam abrir novas possibilidades ao cooperativismo”, afirmou. 

Os nomes dos novos coordenadores dos comitês estaduais de jovens e mulheres das cooperativas paranaenses – Geração C e Elas pelo Coop – deverão ser anunciados pelas cooperativas e as lideranças deverão assumir seus postos em 2026. 

Durante o evento foi realizada, também a formatura da turma da turma de Agentes do Cooperativismo, oferecido pela Funpar em parceria com o Sescoop/PR.  

FOTOS: Júlia Duda / Assessoria de Comunicação Sistema Ocepar

Conteúdos Relacionados