Ministro Roberto Rodrigues prestigia evento das cooperativas no PR
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Mesmo com um pouco de atraso em sua chegada, devido a um problema técnico na aeronave da FAB que o trazia de Brasília para Curitiba, o ministro Roberto Rodrigues, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, compareceu ao evento “Cooperativismo em Pauta”, promovido pelo Sistema Ocepar em comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo, na noite desta quinta-feira (8), em Curitiba e que pela primeira vez reuniu lideranças cooperativista, clientes e fornecedores, empresas parceiras das cooperativas paranaenses, autoridades e profissionais da imprensa. Além do ministro, prestigiaram o evento, o presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas os deputados federais, Eduardo Sciarra, César Silvestre e Moacir Micheletto, e os deputados estaduais Augustinho Zucchi e Élio Ruschi, o diretor do Denacoop José Norberto Kretzer, além dos dirigentes das cooperativas do Paraná e de dirigentes e técnicos de instituições públicas e privadas que, de alguma forma, atuam com o sistema cooperativista. O vice-governador e secretário da Agricultura, Orlando Pessuti foi representado pelo presidente da Emater PR, Sabino Campos.
Abrindo portas – Ao falar para uma platéia de aproximadamente 400 pessoas, o ministro Roberto Rodrigues mais uma vez enalteceu o importante trabalho realizado pelas cooperativas paranaenses, em especial, da Ocepar. O ministro fez questão de ler o teor de um ofício que trazia no bolso do paletó, assinado pelo presidente do BNDES, sobre uma solicitação feita pelo presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, pleiteando o financiamento à aquisição e equipamentos agrícolas de forma isolada, no âmbito do Prodecoop. Segundo Rodrigues, Lessa afirma no ofício que “em relação ao pleito o considera relevante ao Programa para o incremento da competitividade do complexo industrial das cooperativas brasileiras, por meio da modernização dos sistemas produtivos e de comercialização, por isso o BNDES decide pelo atendimento da solicitação da entidade e do Mapa”. Rodrigues aproveitou para dizer aos cooperativistas de que realmente ele consegue abrir portas, como se referiu o presidente da Ocepar, mas que isto só é possível graças ao apoio de pessoas como João Paulo Koslovski, que tem muito contribuído para com seu ministério e para o desenvolvimento do cooperativismo brasileiro.
Revista Paraná Cooperativo – Durante o evento também foi lançada a primeira edição da Revista Paraná Cooperativo, editada pela Assessoria de Comunicação da entidade, com 44 páginas, colorida e que tem por objetivo divulgar os avanços do sistema junto aos formadores de opinião. Devido ao atraso no vôo do ministro, o lançamento foi realizado na presença do presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, por João Paulo Koslovski e pelo superintendente da Ocepar, José Roberto Ricken. O ministro da Agricultura fez questão de ressaltar sobre a importância da comunicação cooperativa. “Essa revista com certeza se insere no DNA que o Paraná tem no cooperativismo que é o da difusão das informações, mostrando a beleza as inovações que o sistema tem aqui neste estado, para que qualquer pessoa possa progredir dentro daquilo que a doutrina prega, ou seja, corrigir o social através do econômico. Com certeza esta publicação da Ocepar facilitará esta compreensão e disseminará este conceito e com isso contribuirá para ampliar o número de pessoas que se irmanem nesta gigantesca família, cujo ideal é um só: solidariedade”, frisou.
João Paulo Koslovski – Depois de apresentar os números do sistema no Estado, como faturamento, exportações, investimentos sociais, João Paulo Koslovski convidou o superintendente da Ocepar, José Roberto Ricken, para entregar ao presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, o primeiro exemplar da Revista Paraná Cooperativa, num lançamento simbólico da publicação. “É um veículo de divulgação e promoção dos produtos e serviços das cooperativas paranaenses, e um novo canal de comunicação do cooperativismo com a sociedade”, disse Koslovski. Na seqüência, durante o jantar de confraternização, a revista também foi entregue ao ministro Roberto Rodrigues e deputados estaduais e federais presentes ao encontro. Ao final do evento, todos os convidados receberam um exemplar do Paraná Cooperativo e como brinde um kit de queijos finos da Cooperativa Witmarsum.
Márcio Lopes - “Uma grande idéia!” Com essas palavras o presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, definiu a Revista Paraná Cooperativo, destacando que a publicação será um instrumento para “consolidar o futuro, fortalecer e retratar o cooperativismo perante a opinião pública”. Segundo Lopes de Freitas, é um trabalho que orgulha o presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, “mas também orgulha à mim, que representa o sistema no País. Em seu discurso na abertura do encontro, ele também falou do livro lançado pela OCB que conta a história de mais de 100 anos do cooperativismo brasileiro. Por fim, o presidente da entidade parabenizou o Paraná pelas conquistas no Prêmio OCB/Globo Rural, onde as cooperativas do Estado venceram em sete das oito categorias disputadas. Os trabalhos inscritos, disse Márcio, mostram a força e a evolução social e tecnológica das cooperativas.
Paranavaí - O ministro, Roberto Rodrigues, seguiu nesta sexta-feira para a cidade de Paranavaí onde participa na fazenda Alvorada, da colheita de mandioca na região, maior pólo industrial do segmento no país. Na cidade, ele também participará às 13h15 do encerramento da reunião da Câmara Setorial da Mandioca e Derivados, instalada por Rodrigues em fevereiro, em Belém (PA). A Câmara discute um plano nacional para a mandioca e um projeto para o desenvolvimento do setor de amido. Em seguida, o ministro fará a palestra de abertura do 2º Seminário da Cultura da Mandioca, promovido pela Associação Brasileira dos Produtores de Amido (Abam). O encontro busca atualizar produtores rurais e indústrias de amido sobre as perspectivas de mercado para os próximos anos. A preocupação é manter a oferta da matéria-prima, já que em 2003 houve escassez da raiz em função do baixo preço pago ao produtor, além de incentivar o uso da fécula na indústria de panificação.
Flávio
Arns – O senador paranaense, Flávio Arns enviou ofício
ao presidente da Ocepar, cumprimentando a entidade pelo evento e justificando
sua ausência. Segundo Arns, “as cooperativas são um instrumento
ideal para países em desenvolvimento, pois incentivam e unem o trabalho
social. Parabéns a Ocepar pelas comemorações ao 82º
Dia Internacional do Cooperativismo”.