Mercosuper 2003: Cooperativas também mostram sua força no varejo
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Contatos - Durante os três dias de feira, cerca de 25 mil pessoas visitaram a Mercosuper 2003. Inúmeros foram os contatos e segundo o presidente da Copacol, Valter Pitol é de fundamental importância participar de um evento promovido pela Associação de Supermercados. "É a maneira mais prática de recebermos nossos clientes, mostrar nossa potencialidade, qualidade dos nossos produtos e principalmente, nossos serviços. Os resultados são extremamente positivos, ainda mais se lembrarmos que uma das metas da Copacol é aumentar sua presença em todo e estado, especialmente em Curitiba e região metropolitana, onde está concentrado um grande mercado consumidor", lembra. No ano passado a Copacol inaugurou uma unidade de atendimento aos clientes para facilitar este contato direto com os compradores. A meta é chegar até o final de 2003 com mais de mil toneladas por mês em distribuição de produtos da marca da cooperativa. A Copacol participou da feira com o amplo estande de 110 m2 e atração principal foi a presença da ginasta olímpica, Daniele Hipólito durante a abertura da Mercosuper, quando concedeu mais de 700 autógrafos aos visitantes.
Oportunidade de negócios? - Feira é o ambiente ideal para negócios ou não? Essa polêmica divide opiniões entre os supermercadistas. Para Paulo Beal, diretor dos Supermercados Beal, com quatro lojas em Cascavel, uma feira de sucesso precisa ter caráter comercial. "Ninguém tem tempo a perder. Procuro participar com o objetivo de fechar bons negócios, se as condições apresentadas pelos expositores forem vantajosas. A indústria precisa comparecer à feira com um objetivo claro, com uma política de preços e lançamentos diferenciada para o supermercadista", comenta. Já na opinião de Mauro Strey Kramer, gerente da Área Comercial da Frimesa, "as empresas podem participar de forma institucional para divulgar sua marca, pois a feira não é exclusiva para fechamento de negócios", explica.
Bons negócios - Já na opinião do gerente nacional de vendas da Cocamar, Marcos Roberto Alarcon, nas diversas edições da Mercosuper que a cooperativa participou, "sempre realizamos bons negócios", afirma. Segundo o gerente, a Cocamar tem aproveitado a feira para lançamentos de novos produtos, um exemplo é a nova linha de sucos (néctar de frutas) e proteinados. "Nos últimos três anos sempre adotamos tal estratégia, o que tem nos garantido firmar importantes negócios durante o evento", lembra. No ano passado, a Cocamar chegou a formalizar cerca de R$ 3 milhões em vendas durante a Mercosuper, neste ano a meta é ultrapassar estas cifras com negócios específicos para seus clientes.
Marcar presença - A presença em uma feira é sempre
um sinal de vitalidade e uma oportunidade para mostrar novidades e neste ano,
a Coamo trouxe para a Mercosuper, como principal atrativo para seus clientes
visitarem seus estande, além da tradicional qualidade de seus produtos
a mudança realizada no layout de suas embalagens. A palavra Coamo escrita
em vermelho, com uma fonte arredondada, em cores suaves, com a silhueta de uma
flor, onde o cabo em tom verde sublinha o nome da cooperativa tendo na sua extremidade
direita as pétalas de uma flor. Para o superintendente comercial da Coamo,
Roberto Petrauskas, para a cooperativa, a feira é um excelente ponto
de encontro para receber atacadistas e compradores. "Se falarmos em termo
de negócios podemos ver por dois ângulos: você pode mostrar
para seus clientes o que vocês está fazendo. Aqui na feira você
tem um bom volume de negócios aonde consegue antecipar as necessidades
do cliente e se possível realizar vendas". Petrauskas faz questão
de destacar a presença cada vez maior das cooperativas nestas feiras
o que é muito salutar para o sistema como um todo. "Hoje as cooperativas
tem consciência de que devem levar seus produtos até o consumidor
final. Um exemplo é a feira deste ano, onde cinco grandes e importantes
cooperativas participam e mostram seus produtos para o mercado. Elas representam
um percentual altíssimo dos produtores paranaenses cooperativados, são
os verdadeiros elos entre quem produz e o consumidor", frisou.