Márcio Lopes de Freitas reeleito na OCB

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, foi reeleito na sexta-feira (30/04) por unanimidade para seu segundo mandato à frente da instituição nacional de representação do Cooperativismo brasileiro. Freitas foi eleito durante a Assembléia Geral Ordinária da OCB que aconteceu na Casa do Cooperativismo, em Brasília. O encontro aprovou a prestação de contas da entidade referente ao ano passado e o plano de trabalho para este ano. Durante a assembléia também foram eleitos os membros do Conselho Fiscal e a nova Diretoria Executiva. Como vice-presidentes da OCB foram eleitos Luiz Roberto Baggio, como representante dos Ramos do Cooperativismo no Conselho de Administração da OCB e Ronaldo Scucato, representando as Unidades Estaduais. Luiz Roberto Baggio, eleito para vice-presidência executiva e Luiz Carlos Palmquist para o Conselho de Ética, são diretores do Sistema Ocepar e também o assessor da diretoria, Wilson Thiesen que passa a integrar o Conselho de Ética.

Defesa do sistema - O presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, elogiou a reeleição de Márcio Lopes de Freitas afirmando que a sua atuação por mais uma gestão "vai permitir a conclusão de um importante programa que vem sendo implementado há quatro anos. As cooperativas do Paraná, através da Ocepar, desejam sucesso nessa empreitada e enfatizam a importância de se aprimorar as ações junto ao Congresso, através da Frencoop (Frente Parlamentar do Cooperativismo), de apoiar os diversos ramos do cooperativismo e dos conselhos especializados e no fortalecimento das ações jurídicas e, sobretudo, através do entrosamento profissional e político para a defesa das grandes questões que envolvem sistema cooperativo".

Planejamento estratégico - Entre as ações para essa gestão, Freitas destacou a implementação do planejamento estratégico do sistema. "O trabalho foi iniciado na primeira gestão agora daremos continuidade ao planejamento traçado seguindo a linha da transparência, da democracia e da abertura das discussões com todos os estados", garantiu. Segundo ele, serão priorizadas ações específicas para jovens, mulheres e a padronização das ações das Unidades Estaduais. "Estamos aqui para trabalhar pelo fortalecimento do Cooperativismo e temos a responsabilidade firmada de lutar por esta causa", declarou Scucato. Já Luiz Roberto Baggio ressaltou a importância de direcionar as ações do Sistema. "O Cooperativismo tem hoje uma visão alinhada e direcionada. Nossa responsabilidade é cuidar dos negócios das cooperativas e das questões de interesse comum", disse. Na cerimônia o conselheiro da OCB, Jânio Stefanello apresentou uma moção de agradecimento ao ex-superintendente da OCB, Flodoaldo Alves de Alencar, pelo trabalho realizado para o Cooperativismo brasileiro durante os três anos de sua gestão na OCB de 2001 a 2004. O presidente da Unidade Estadual da OCB no Acre (OCB/AC), Eudemir Bezerra, também leu moção de apoio ao secretário de Associativismo Rural e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Valdemiro Rocha. Bezerra destacou o comprometimento do secretário com o cooperativismo à frente do ministério.

Conselho de Administração OCB:
Diretoria executiva
Presidente: Márcio Lopes de Freitas; vice-presidente: Luiz Roberto Baggio; vice-presidente: Ronaldo Scucato.

Conselheiros representantes das Regiões
Região Norte: Elizeu Cardoso Viana (efetivo), da OCB-AP; Gustavo Augusto Gonzaga (suplente) da OCB-RO. Região Nordeste: Malaquias Ancelmo de Oliveira (efetivo), da Ocepe, e Roberto Coelho da Silva (suplente), da Ocern. Região Centro-Oeste: Onofre Cezário de Souza Filho (efetivo), da OCB-MT, e Márcio Antonio Portocarrero (suplente), da OCB-MS. Região Sudeste: Ronaldo Scucato (efetivo), da Ocemg, e Francisco de Assis França (Suplente), da Ocerj. Região Sul: Neivor Canton( efetivo), da Ocesc, e Luiz Carlos Palmquist (Suplente), da Ocepar.

Conselheiros representantes dos Ramos
Efetivo: Luiz Roberto Baggio (Agropecuário). Suplente: Márcio Francisco do Valle (Consumo)
Efetivo: Valdir da Silva (Infra-estrutura). Suplente: William Kun Niscolo (Habitacional)
Efetivo: Rozani Holler (Trabalho). Suplente: Maria Cristina Pompermayer (Educacional)
Efetivo: Lajose Alves Godinho (Crédito). Suplente: Nélio Botelho (Transporte)
Efetivo: Eudes de Freitas Aquino (Saúde). Suplente: Agostinho Thedim Costa (Produção)

Conselho Fiscal

Efetivos - Carlos Fabiano Braga, Orlando Colavolpe e Ruiter Luiz Andrade Pádua
Suplentes - Gerson Marino Thomé, Luiz Hilton Temp e Roberto Marazi.

Conselho de Ética
Efetivos - Américo Utumi, Flodoaldo Alves de Alencar e José Apolônio de Castro Figueira. Suplentes - Emiliano Pereira Botelho, Luiz Dias Thenório Filho e Wilson Thiesen.

Conteúdos Relacionados