Mapa apreende frango congelado com excesso de água
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Dipoa - Foram analisadas 150 amostras e em 32% delas foram identificadas adulterações. Em algumas amostras, o percentual de adição fraudulenta de água atingiu 23%. Os lotes apreendidos serão doados ao Programa Fome Zero. A fraude não afeta a qualidade do produto. Para deflagrar um processo de ação positiva que incentive o atendimento às normas de comercialização estabelecidas pelo Dipoa, o site do Mapa divulga a partir de hoje (30/01) a lista das marcas que apresentaram resultados dentro dos padrões.
Fiscalização - De acordo com Amauri Dimarzio, como medidas de coerção, a fiscalização oficial aplica as seguintes penalidades: advertência, multa de até R$ 25 mil, interdição das linhas de produção e apreensão do produto no mercado varejista. Para liberação de lotes posteriores, a empresa infratora deverá providenciar análises laboratoriais comprovando a conformidade do seu produto ou estará sujeita a novas apreensões. “Nós não vamos tolerar fraudes que prejudiquem o consumidor brasileiro e adotaremos todas as medidas cabíveis”, ressaltou o secretário.
Percentuais - O diretor do Dipoa, Rui Vargas, disse que a fiscalização foi intensificada a partir do aumento de denúncias. Em 2000 foram detectadas fraudes em 60% dos lotes analisados, em 2001 o percentual caiu para 50% e em 2002, 16%. Este ano, em seis meses, o percentual de amostras violadas já é de 32%. Ele explicou também que a tecnologia do pré-resfriamento é utilizada por causa da rapidez com que a carne de frango se deteriora. Enquanto as carnes de bovinos e suínos têm até 80% de umidade, a carne de frango tem 40% de umidade. O pré-resfriamento é feito por meio de um sistema de imersão em água congelada que permite que se re-hidrate até 8% do peso inicial da carcaça.
Selo de qualidade - Ele adiantou que no próximo dia 10 de julho, durante reunião da Câmara Setorial de Milho, Sorgo, Aves e Suínos, o governo vai propor à cadeia produtiva a criação de um selo de qualidade para o frango. “A idéia é incentivar o setor a fazer o auto-controle de forma que possamos direcionar os recursos do Ministério da Agricultura apenas para monitorar o trabalho das indústrias”, afirmou. Para viabilizar o lançamento do selo, deverá ser firmado um convênio com a União Brasileira de Avicultura (UBA). (Fonte: Mapa)