Mapa apreende frango congelado com excesso de água

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) está intensificando a fiscalização de produtos agropecuários para evitar fraude econômica lesiva ao consumidor. No momento, a atenção está voltada para o comércio de frango congelado. Desde o início do ano, fiscais do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) apreenderam em supermercados de todos os Estados 29 lotes de frangos congelados, nos quais foram detectados percentuais de água acima de 8%, ou seja, superior ao limite fixado pelo governo. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (30/06) pelo secretário-executivo do Mapa, José Amauri Dimarzio.

Dipoa - Foram analisadas 150 amostras e em 32% delas foram identificadas adulterações. Em algumas amostras, o percentual de adição fraudulenta de água atingiu 23%. Os lotes apreendidos serão doados ao Programa Fome Zero. A fraude não afeta a qualidade do produto. Para deflagrar um processo de ação positiva que incentive o atendimento às normas de comercialização estabelecidas pelo Dipoa, o site do Mapa divulga a partir de hoje (30/01) a lista das marcas que apresentaram resultados dentro dos padrões.

Fiscalização - De acordo com Amauri Dimarzio, como medidas de coerção, a fiscalização oficial aplica as seguintes penalidades: advertência, multa de até R$ 25 mil, interdição das linhas de produção e apreensão do produto no mercado varejista. Para liberação de lotes posteriores, a empresa infratora deverá providenciar análises laboratoriais comprovando a conformidade do seu produto ou estará sujeita a novas apreensões. “Nós não vamos tolerar fraudes que prejudiquem o consumidor brasileiro e adotaremos todas as medidas cabíveis”, ressaltou o secretário.

Percentuais - O diretor do Dipoa, Rui Vargas, disse que a fiscalização foi intensificada a partir do aumento de denúncias. Em 2000 foram detectadas fraudes em 60% dos lotes analisados, em 2001 o percentual caiu para 50% e em 2002, 16%. Este ano, em seis meses, o percentual de amostras violadas já é de 32%. Ele explicou também que a tecnologia do pré-resfriamento é utilizada por causa da rapidez com que a carne de frango se deteriora. Enquanto as carnes de bovinos e suínos têm até 80% de umidade, a carne de frango tem 40% de umidade. O pré-resfriamento é feito por meio de um sistema de imersão em água congelada que permite que se re-hidrate até 8% do peso inicial da carcaça.

Selo de qualidade - Ele adiantou que no próximo dia 10 de julho, durante reunião da Câmara Setorial de Milho, Sorgo, Aves e Suínos, o governo vai propor à cadeia produtiva a criação de um selo de qualidade para o frango. “A idéia é incentivar o setor a fazer o auto-controle de forma que possamos direcionar os recursos do Ministério da Agricultura apenas para monitorar o trabalho das indústrias”, afirmou. Para viabilizar o lançamento do selo, deverá ser firmado um convênio com a União Brasileira de Avicultura (UBA). (Fonte: Mapa)

Conteúdos Relacionados