Longa vida chegou ao limite
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Reportagem do jornal Valor de hoje mostra que a venda do leite longa vida está se estabilizando em função da grande concorrência do mercado, com suas mais de cem marcas, e da própria retração do consumo. A praticidade das caixas compostas de papel, plástico e alumínio e ao tratamento término diferenciado que propicia ao leite uma vida mais longa – daí o seu nome -, deram ao produto 74% do mercado. Tudo começou nos anos 90, quando o longa vida tinha apenas 4,4% do mercado. Com o fim da regulamentação dos preços, o setor buscou sua acomodação, reduzindo custos. A produção de leite longa vida foi uma opção para baixar o custo, em função da durabilidade do produto e não exigir refrigeração. Hoje, dos 5,7 bilhões de litros de leite fluido colocados no mercado para consumo, 4,2 bilhões é longa vida. Os especialistas do setor consideram que o mercado está se estabilizando, onde as empresas fazem a distribuição regional, abandonando os transportes a longas distâncias, em função de o frete representar cerca de 10% do custo de produção.