Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Lideranças femininas participam de encontro estadual em Nova Aurora

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Cento e vinte líderes femininas iniciaram nesta quinta-feira (13), na sede da Associação dos Funcionários da Copacol (Aercol), em Nova Aurora, do 1° Encontro da Liderança Cooperativista Feminina do Paraná, promovido pela Ocepar e do Sescoop Paraná com apoio da Copacol. O evento, que a princípio seria realizado em Cafelândia, foi transferido devido as fortes chuvas de granizo que atingiram o município na madrugada da quarta-feira.

Cooperativas - Representantes das cooperativas Lar, Batavo, CastroLanda, Integrada, Coagel, Coagru, C.Valle, Coopagril, Cocari, Coro!, Coasul, Coopavel e Cocamar, além da anfitriã Copaco! se reuniram para escrever mais uma página da história do cooperativismo nacional. Nessas novas linhas procura-se validar uma proposta de construção de um trabalho integrado que tem como objetivo a maior valorização e participação da mulher na realidade cooperativista. "E nesse encontro que nós vamos definir qual será esse trabalho", afirma o Gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop/Paraná, Leonardo Boeche, ressaltando que o desenvolvimento será pautado conforme a necessidade e a visão que essas lideranças possuem com base nas experiências adquiridas ao longo do trabalho que já vem sendo realizado em suas respectivas regiões. Nesse ponto, ressalta Boeche, a Copacol é uma referencia no cooperativismo tanto pela organização do quadro social com o fantástico trabalho realizado não apenas nos grupos femininos, mas também nos de Jovens, quanto empresa, pois hoje, segundo o gerente, as cooperativas devem ser vistas em duas dimensões, a social e a econômica.

Intercâmbio - Participam desse primeiro encontro apenas as cooperativas que desenvolvem trabalhos com as mulheres cooperativistas para que sejam analisadas as formas como elas estão executando essas tarefas. Conforme Boeche, esse intercâmbio de conhecimentos é o primeiro passo para que possa ser criada uma metodologia de implementação de um amplo trabalho com os grupos femininos nas cooperativas que ainda não contam com esse importante braço do cooperativismo que proporciona maior integração, desenvolvimento humano e profissional.

Palestras - Antes dos trabalhos em grupo que aconteceram à tarde, as lideranças presentes assistiram à palestra com o eng° agr°, produtor rural e presidente da Cooperativa de Crédito Rural São Roque de Minas (MG), João Carlos Leite, que falou sobre Empreendedorismo Rural. Para o presidente da Copacol, eng° agr° Valter Pitol, o sistema cooperativista paranaense inicia um importante processo de integração e valorização da mulher não só como produtora rural e cooperativista, mas como pessoa formadora de opinião. "A sociedade precisa de mulheres corajosas, participantes, atuantes, que acreditam em si e no futuro", afirmou Pitol. Hoje, dia de encerramento do encontro, está prevista, além da plenária com moções e preposições, a palestra com a pedagoga Cheila Albuquerque Schil falou sobre à auto-estima e a sua importância na vida das pessoas. (Fonte: Assessoria de Imprensa Copacol)c

Conteúdos Relacionados