Roberto Rodrigues se reúne com lideranças na sede da OCB
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O Ministro da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues declarou nesta quarta-feira (12/05) na sede da OCB, em Brasília, de que o regulamento do Seguro Rural será lançado no próximo dia 15 de junho, juntamente com o Plano Safra 2004/05, pelo presidente Lula no Palácio do Planalto. A boa notícia para os agricultores foi anunciada durante a reunião com o Fórum Permanente do Seguro Rural que reuniu 25 parlamentares e autoridades em um café da manhã na Casa do Cooperativismo e que contou com a presença do diretor da Ocepar, Luiz Roberto Baggio que também é vice-presidente da OCB e do Gerente Técnico e Econômico, Flávio Turra.
Mecanismos de proteção - "O Crédito Rural funcionando bem acaba com o problema central da agricultura", resumiu o ministro. Como exemplo, Roberto Rodrigues, citou os países desenvolvidos que não enfrentam problemas de crédito rural porque os bancos realizam empréstimos para o setor, pois existe um mecanismo de proteção para o crédito. No entanto, o ministro salientou que neste primeiro ano o subsídio está garantido para o pequeno produtor rural e para algumas culturas em determinadas regiões do país. "Instalado o seguro rural neste governo, já vale a minha passagem pelo Ministério da Agricultura", disse Rodrigues.
Elogios - O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, fez a abertura do café da manhã valorizando a importância do ministro no processo de evolução do agronegócio brasileiro. Lembrou que Roberto Rodrigues estruturou e deu base para o Sistema OCB, na época em que esteve à frente da presidência da entidade. Ele também agradeceu a presença de todos os deputados e senadores que lotaram o saguão da Casa do Cooperativismo. "O Sistema está disposto a dar todo o respaldo possível para ajudar o ministério a montar um programa de seguro rural no país, disse Freitas em seu discurso.
Desafios - Já o gerente Técnico da OCB, Ramon Belisário apresentou o documento: Os desafios para a implantação do seguro rural no Brasil", elaborado pelas entidades que compõem o Fórum Permanente do Seguro Rural. Segundo o gerente, o fórum que surgiu em abril deste ano, foi criado para suplantar todos os desafios para a implementação das subvenções do prêmio do seguro rural. Desde então, o grupo discute soluções para o seguro agrícola no país. Fazem parte do Fórum a OCB, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o Instituto de Resseguros do Brasil (IRB), os bancos cooperativos Bansicredi e Bancoob e seguradoras.
Instrumento - Durante sua apresentação, Belisário salientou que o seguro rural é um importante instrumento de política agrícola que busca garantir a estabilidade da renda do produtor. "O seguro será um instrumento indutor de tecnologia e de modernização da gestão do empreendimento agropecuário. O nosso desafio ao regulamentar e implementar o seguro rural é colocar o Brasil nos mesmo patamar de Espanha, México e Estados Unidos", informou o gerente. Ele alertou ainda para a necessidade das seguradoras desenvolverem produtos que atendam à necessidade dos agricultores rurais e de suas cooperativas. "Precisamos dar sustentação e fixação para o pequeno e médio agricultor do campo e sustentabilidade à balança comercial", afirmou.
Compromissos
- Já o deputado Leonardo Vilela (PP/GO), presidente da Comissão
de Agricultura e Política Rural da Câmara dos Deputados, se comprometeu
em discutir os recursos do seguro agrícola na próxima terça-feira
(18/05) com o ministro da Fazenda, Antônio Pallocci; com o ministro do
Planejamento, Orçamento e Gestão, Guido Mantega, e com ministro
da Agricultura, Roberto Rodrigues. "Vamos cobrar da área econômica
do governo federal a sua participação para viabilização
do seguro", assegurou o deputado. (Fonte: Assessoria de Imprensa OCB)