LAR: Pesquisador da UFSM fala sobre agricultura de precisão em encontro técnico
- Artigos em destaque na home: Nenhum
{gallery}noticias/2011/Novembro/25/20111125151631/{/gallery}Mais de 120 produtores associado e profissionais da área técnica da Cooperativa Lar participaram, no dia 09 de novembro, em Medianeira, Oeste do Estado, de um encontro técnico com o tema Agricultura de Precisão, que teve como palestrante o professor e pesquisador Telmo Amado, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), do Rio Grande do Sul. Na abertura, o diretor presidente Irineo da Costa Rodrigues ressaltou a satisfação de contar com a presença dos agricultores cooperados, ressaltando que agricultura consciente é uma bela ferramenta, e que a agricultura de precisão fecha com chave de ouro a gestão da propriedade. “Disponibilizando esses programas, a cooperativa cumpre o seu dever de mostrar a eficiência na lavoura e na propriedade. Até para fazer frente aos juros, impostos e o custo do transporte que inviabiliza por muitas vezes o setor produtivo brasileiro”, relatou o dirigente.
Programa - Em 2010, a Lar iniciou um programa de Agricultura de Precisão com um grupo de produtores para viabilizar a aplicação dessa tecnologia em pequenas propriedades. “É uma forma de melhorar a produtividade sem gastar mais por isso. O grande desafio em qualquer atividade é buscar a sua viabilidade e a cooperativa e os seus associados vem desenvolvendo vários programas de gestão da propriedade. Assim, mais uma vez damos provas do cumprimento da nossa missão que é organizar e capacitar a família associada proporcionando o seu desenvolvimento econômico e social”, disse o diretor vice-presidente da Lar, Lauro Soethe.
Poder de decisão – Para o associado da Linha Vera Cruz, do município de Santa Helena, Darlei Brizotti, a agricultura de precisão é uma ferramenta excelente pois dá condições para o produtor decidir o quê, como e onde investir. “Quanto mais informações o produtor tiver de como está a sua lavoura, a situação do solo, com ações corretas, o rendimento será melhor, menor custo e maior lucro. Também trabalhamos com redução de custos e a combinação de fatores no plantio, adubação, condução e colheita. Tudo é feito para que se erre o menos possível, como é o tema – agricultura de precisão”, destacou.
Entrevista – O pesquisador Telmo Amado concedeu entrevista sobre o assunto. Veja trechos abaixo:
Agricultura de precisão - “É um movimento que está acontecendo no setor produtivo brasileiro voltado à profissionalização. Procura- se fazer todas as intervenções de forma eficiente e com mais qualidade. Temos máquinas e tecnologias que nos ajudam a ter maior eficiência, guiadas por GPS e por computador, aumentando a eficiência muito grande nos processos como semeadura, aplicação de defensivos agrícolas, mapa de colheita e a escafiricação à taxa variada. Está disponíveis no mercado, uma série de ferramentas que nos permitem fazer aquilo que denominamos agricultura moderna, baseada na experiência do produtor que é também criativo e em máquinas que o auxiliam. Uma das coisas que entendemos mal no passado, é que a agricultura era apenas uma intervenção, e que precisão era corrigir as áreas mais fracas com fertilidade do solo, adubação a taxa variada. Na verdade, vários fatores influenciam a produtividade, devem ser identificados e anulados como limitantes de produtividade”.
Por onde começar - “Praticamente todo Brasil tem começado com a análise de solo, mas aqui na região, a realidade é diferente. As pequenas propriedades possuem adubação orgânica e solo bem adubado, não há muita variabilidade espacial dos nutrientes. Se isso for realmente comprovado, o mapa de colheita seria uma ferramenta muito importante, pois apresenta a variabilidade que existente na área, sendo possível a partir desta, identificar se o problema é a compactação, ou outro fator limitador de produtividade. Os produtores aqui estão interessados no mapa de colheita e na compactação do solo, há uma preocupação muito grande com o transito de máquinas agrícolas, como fator limitante de produção. A solução é a escarificação do solo, de forma localizada.”
Importância do sistema radicular - “O sistema radicular na agricultura é cada vez mais valorizado. As plantas devem ter um sistema radicular bem desenvolvido, para isso não devemos ter alumínio em profunidade, não devemos ter resistência à penetração da água (que se dá em muitas vezes pelo tráfego de máquinas, quando o solo está úmido). Aproveitar melhor a água da chuva é um dos fatores de sucesso dessa atividade, algo que deve ser melhorado, a partir da boa estrutura do solo, aliada a rotação de culturas e bom teor de matéria orgânica. Uma maneira de medir a eficiência da agricultura é saber quantos kg de grãos nós produzimos para cada milímetro de chuva. De forma geral, a agricultura brasileira utiliza muito mal a água da chuva, precisamos ser mais eficientes. Na agricultura de precisão você tem o mapa de rendimento, sendo que essa informação pode ser facilmente obtida. A tradição do produtor rural é olhar a planta acima do solo, mas precisamos saber como ela está formada, observar o sistema radicular. Plantas com sistema radicular bem desenvolvido, resistem mais à seca, ciclam melhor os nutrientes e produzem mais. Portanto proteger e estimular o sistema radicular, é um dos desafios da agricultura moderna, da agricultura de precisão”.
Mapeamento da área – “Esse é o caminho da agricultura de precisão e que dá condições de decisão do empresário rural. A Cooperativa Lar está num grande esforço para qualificar os produtores associados que são inovadores e criativos, que gostam de desafios e pretendem obter melhores resultados na lavoura. Nossa esperança é que juntos, possamos desenvolver sistemas agrícolas mais eficientes”. (Com informações da Imprensa Lar)