Koslovski coordena reunião dos ramos com a receita

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
Durante sua passagem por Brasília, o presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski coordenou, na quinta-feira (8), reunião entre os ramos educacional e habitacional com o representante da Receita Federal, Pedro Anceles. Além de Koslovski também participaram o superintendente da Ocesp, Marco Aurélio Fuchida, a assessora jurídica da Ocesp, Fernanda Juvêncio e os técnicos Evandro Ninaut e José Aparecido Moreno. Segundo Koslovski, estas discussões já acontecem com a receita há mais de um mês a pedido da própria Receita, que pretende definir de forma inequívoca o verdadeiro significado das operações realizadas entre a cooperativa e seu associado de acordo com as especificidades de cada um dos 13 ramos. A série de reuniões, realizadas na sede da OCB em Brasília, vai conceituar o ato cooperativo. “O grupo pretende subsidiar ao máximo a Receita Federal para que a mesma também exclua da base de cálculo para fins de pagamento do PIS/Cofins desses dois ramos”, lembrou Koslovski.

Êxito no pleito - O assessor contábil da Federação das Cooperativas Educacionais do Estado de São Paulo, Luiz Antônio Pizzol, disse que o especialista da Receita Federal transmitiu muita tranqüilidade nas questões abordadas pelo grupo. Cogitou que é possível obter com êxito o pleito que foi apresentado a Pedro Anceles. Pizzol declarou que a isenção do PIS/Cofins para as cooperativas de pais de alunos, cooperativas de professores e cooperativas de alunos é a principal questão defendida.

Debate continua - O presidente da Confederação Brasileira das Cooperativas Habitacionais (Confhab), Jaime Calado, disse que momento foi propício para apresentar o trabalho das cooperativas habitacionais. “Estamos dentro da legislação e gerando benefícios para os associados”. Para ele o representante da Receita Federal pôde constatar que no Ramo Habitacional, existe o ato cooperativo, “portanto está fora tributação PIS/Cofins”, declarou Calado.As discussões continuam até o final do mês. No próximo dia 21 o encontro será com o Ramo Trabalho, no dia 22 com os Ramos de Transporte, Especial e Turismo. No dia 29 é a vez do Ramo Mineral e dia 30 do Ramo Produção.

Conteúdos Relacionados