JOVEMCOOP DESTACA A IMPORTÂNCIA DO COMPROMETIMENTO

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A interação da platéia com os palestrantes foi um dos pontos marcantes do 11º Encontro Estadual de Jovens Cooperativistas (Jovemcoop), realizado na quinta e sexta-feira da semana passada, na histórica cidade da Lapa. O painel institucional ?A importância da ação política para o desenvolvimento cooperativista?, sob a coordenação de João Paulo Koslovski, presidente da Ocepar, e Márcio Lopes de Freitas, presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), abriu espaço para que os jovens questionassem, criticassem, sugerissem e esclarecessem dúvidas sobre vários pontos políticos e administrativos do sistema cooperativista. Com a mediação de Luiz Baggio, presidente da Cooperativa Bom Jesus e vice da Ocepar, o painel foi desenvolvido na tarde de sexta-feira.

Comprometimento x Envolvimento - Márcio Freitas, que fez uma breve demonstração sobre o funcionamento da OCB, fez uma abordagem sobre a necessidade de se fortalecer a representação do sistema no Congresso Nacional. Freitas fez um paralelo explicando que existem muitos parlamentares ?envolvidos? com o cooperativismo, mas ainda são poucos os verdadeiramente ?comprometidos?. Em tese, a Frente Parlamentar do Cooperativismo conta com 257 congressistas. Porém, são apenas 22 (20 deputados e 2 senadores) que realmente atuam de forma concreta em prol do setor. Essa situação, disse o presidente da OCB, deve ser motivo de reflexão para toda a comunidade cooperativista, que não deve apenas estar envolvida, mas sim comprometida com um trabalho constante de fortalecimento do setor.

Voto consciente - Assim como o presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, Márcio Freitas, também pediu aos jovens que tenham um voto consciente nas eleições de 6 de outubro, assumindo um compromisso com os candidatos indicados pelas cooperativas. De acordo com Márcio, é preciso despertar a consciência política, pensando que é necessário eleger pessoas comprometidas, ?que ajudem a defender nossos interesses?. ?Cooperativismo é uma ferramenta de desenvolvimento econômico, feita de uma forma correta, justa, com princípios e valores?, disse o presidente da OCB, sempre falando da necessidade do comprometimento político e administrativo com os conceitos cooperativistas.

Importância da participação - Durante sua apresentação, João Paulo Koslovski disse que ?os jovens não são a esperança, mas o dia-a-dia, o acontecer?. Na avaliação do presidente da Ocepar, as mudanças necessárias para o desenvolvimento e fortalecimento das cooperativas só ocorrem pelo processo de participação, onde os jovens são cada vez mais fundamentais. Diante desse contexto, Koslovski elogiou não somente a presença, mas a participação dos jovens cooperativas nas discussões e debates ocorridos durante a programação do Jovemcoop. ?Cooperativismo é um instrumento que traz duas palavras mágicas: cooperação e solidariedade?, disse Koslovski. Junto com Márcio Freitas, ele respondeu várias perguntas dos participantes, que tiveram a oportunidade de debater com duas das maiores lideranças do setor no Brasil.

Motivação - A manhã de sexta-feira ficou a cargo dos ?Doutores da Alegria?, que falaram sobre empreendedorismo. A performance da equipe prendeu a atenção e arrancou risos e aplausos da platéia, proporcionando um dos momentos de maior descontração do evento. Através de um processo de interação, onde os participantes protagonizavam alguns quadros da apresentação, os Doutores da Alegria passaram mensagens de alegria, estímulo, motivação e superação. Ainda pela manhã, a platéia reuniu-se em grupos e elaborou uma série de perguntas sobre o tema, que em seguida foram respondidas pelos palestrantes.

Programa ? O 11º Jovemcoop foi uma promoção do Sistema Ocepar, Sescoop/PR e Cooperativa Bom Jesus. Foram cerca de 700 participantes que durante dois dias participaram de palestras e debates sobre o cooperativismo. Além do painel com os presidentes da OCB e Ocepar, e a apresentação dos Doutores da Alegria, no primeiro dia a programação trouxe a palestra ?Como transformar idéias em resultados?, com Edgar Schütz, e ?Cooperativismo, a força empreendedora?, com Roberto Rodrigues, presidente da Associação Brasileira de Agribusiness.

Conteúdos Relacionados