Invasões: Intranquilidade no campo
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Dois encontros ocorreram ontem (14/07), entre lideranças agrícolas e autoridades, para discutir a problemática das invasões de áreas rurais produtivas do Paraná. O primeiro ocorreu no começo da tarde em Ponta Grossa, e o segundo ocorreu à noite, entre os presidentes da Ocepar, Faep e Sociedade Rural do Paraná com o governador Roberto Requião. O encontro de Ponta Grossa reuniu mais de 550 lideranças agropecuárias, parlamentares e produtores das regiões dos Campos Gerais e Centro do Paraná. Foi convocado pelo Movimento Reforma Agrária Sem Invasões, sob a liderança do Sindicato Rural de Ponta Grossa, para que o Governo do Estado cumpra os mandados de reintegração de posse já concedidos pela Justiça. Os presidentes da Ocepar, João Paulo Koslovski, e da FAEP, Ágide Meneguette, que participaram do encontro, se posicionaram contra o clima de intranqüilidade vivido no campo. "Estamos preocupado com a situação de constrangimento e ações que estão sendo adotadas nessas invasões, prejudicando o setor do agronegócio. Essas ações estão interferindo no processo produtivo em função da insegurança generalizada no meio rural", frisou o presidente da Ocepar.
Estado mais enérgico- O presidente da Faep, Ágide Meneguette, exigiu que o Governo do Estado seja mais enérgico contra as ações do MST. "A Faep não é contra a reforma agrária, mas repudia aqueles que a querem fazer à margem da lei", frisou. A Faep mantém a oferta aos proprietários que tiverem suas propriedades invadidas, do ajuizamento, individualmente, de ações de intervenção federal pelo não- cumprimento, por parte do Governo do Estado, dos mandados de reintegração de posse, além de também acionar o Governo do Estado, por perdas e danos, devido a omissão na reintegração de posse. Representantes de 21 cidades da região e comitivas de Guarapuava e outros municípios, também participaram do evento. Nos próximos dias será lançada a Carta de Ponta Grossa, reiterando o pedido de cumprimento das sentenças de retirada dos invasores. Produtores rurais estudam ainda realizar uma manifestação ou passeata em Curitiba.
Encontro com Requião- À noite, os presidentes da Ocepar, João Paulo Koslovski, da Faep, Ágide Meneguette, e da Sociedade Rural do Paraná, Edson Neme Ruiz, se encontram com o governador Roberto Requião, onde discutiram a problemática das invasões de terras. Os secretários Orlando Pessuti, da Agricultura, Caíto Quintana, da Casa Civil, e o procurador Geral do Estado, Sérgio Botto Lacerda, também participaram da reunião. Koslovski disse que o objetivo foi demonstrar ao governador o clima de insegurança vivido na área rural, pedindo providências contra as ações ilegais desenvolvidas pelos invasores. O governador prometeu que discutirá o problema com autoridades federais e depois marcará nova reunião com as lideranças do agronegócio.