INTERNACIONAL I: China reduz meta de crescimento econômico para 7,5% em 2012

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A economia da China deve registrar um crescimento de 7,5% em 2012, conforme documento de trabalho do governo do país apresentado pelo premiê Wen Jiabao na abertura da sessão do Parlamento nesta segunda-feira (05/03). É a primeira vez que o governo chinês reduz a meta de expansão econômica após mantê-la ao redor de 8% por sete anos consecutivos, destacou a agência de notícias Xinhua.


Demandas doméstica e externa - "Para alcançar um crescimento estável, vamos continuar ampliando a demanda doméstica e manter a demanda externa constante, desenvolver vigorasamente a economia real, trabalhar duro para conter o impacto de vários fatores de instabilidade e incerteza dentro e fora do país e resolver prontamente questões emergentes que sinalizem tendências desfavoráveis", sustentou Wen Jiabao.


PIB - Em 2011, o Produto Interno Bruto (PIB) da China avançou 9,2%, seguindo uma alta de 10,4% um ano antes. Apenas no quarto trimestre do calendário passado, a economia do país aumentou 8,9%, no confronto anual, o menor ritmo de crescimento em 10 trimestres.


Dificuldades e desafios - Segundo Wen Jiabao, a China ainda enfrenta muitas dificuldades e desafios domésticos e internacionais em desenvolvimento social e econômico. No âmbito interno, o primeiro-ministro chinês notou que se tornou mais urgente resolver problemas estruturais e institucionais e aliviar a questões de desenvolvimento insustentável, desordenado e desequilibrado.


Mudança de foco - O ex-ministro assistente de Comércio da China, Huang Hai, avaliou que a revisão da meta de expansão do PIB "não reflete apenas a consideração do governo sobre a situação econômica como também a determinação de mudar o foco para um crescimento de qualidade, deixando espaço suficiente para a transformação dos padrões de desenvolvimento do país". (Valor Econômico)

Conteúdos Relacionados