INTERCOOPERAÇÃO: Batavo e Camp inauguram nova loja veterinária e oficializam parceria

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Na manhã de 07 de março, mais de 120 pessoas, entre autoridades, produtores rurais e seus familiares da região de Prudentópolis (PR), prestigiaram o evento de inauguração da nova loja veterinária Batavo/Camp. A solenidade contou com as presenças do presidente da Camp, Henrique Chiaradia; do presidente da Batavo Agroindustrial, Renato Greidanus; do prefeito municipal, Gilvan Agibert; do presidente da Câmara Municipal, vereador Canderoi Mainardes Filho; do vice-prefeito do Guamiranga, Márcio André Chiaradia; do gerente geral da Camp, Ordalino Guarienti; Antonio Carlos Campos, gerente geral da Batavo Agroindustrial, e Gerson José Lauermann, gerente de Desenvolvimento e Autogestão da Ocepar


Produtos e serviços - Situada na sede da Camp, em Prudentópolis (Rua Lamenha Lins, esquina com a Avenida São João), a nova loja veterinária oferece produtos e serviços especiais para o setor, como medicamentos veterinários, implementos pecuários e rações.


Parceria intercooperativas – O empreendimento é resultado de uma parceria que se iniciou há alguns meses, num programa que foi oficializado no evento, chamado “Programa Leite, o Ouro Branco”, tendo adesão de 13 produtores de leite, com previsão de associação de mais vinte produtores, onde muitos deles estão migrando da atividade de fumo para a atividade pecuária leiteira. De acordo com o gerente da Ocepar, Gerson José Lauerman, o ato de intercooperação oficializado é um orgulho para o sistema cooperativista paranaense, considerado hoje o melhor do Brasil. “Isto que estamos presenciando neste ato é algo que o cooperativismo tem em seu DNA, em seu princípio. Esta união de pessoas resulta numa excelente condição de trabalho e vida, servindo de exemplo para o Estado e para o País, principalmente neste Ano Internacional do Cooperativismo”, registrou Gerson.


Responsabilidade social - Para o presidente da Cooperativa Camp, Henrique Ambrósio Chiaradia, a parceria vai além do aspecto econômico, sendo uma solução para o êxodo de jovens que se criam no interior, e quando atingem a fase adulta, vão embora para grandes centros urbanos. “Temos que ter sensibilidade e esta parceria é uma prova disso. Com seriedade, trabalharemos para reverter este quadro e melhorar a qualidade de vida das famílias, oferecendo novas opções para seu desenvolvimento. Os produtores são muito especiais para todos nós, sem eles não estaríamos aqui, e não teríamos razão de continuar”, registrou o presidente.


Projeto - O Programa Leite está sendo bem aceito na região de Prudentópolis e Guamiranga, como uma opção mais promissora e rentável para o meio rural. Através de assessoramento técnico na área, orientando no planejamento e organização dos produtores, estruturando suas propriedades para a qualidade da produção, que está sendo destinada para a indústria da Batavo, a Frísia Alimentos, em Ponta Grossa (PR).


Pleito – De acordo com o presidente da Camp, há muitos anos os cooperados cobravam uma atuação da cooperativa na área da pecuária leiteira. No entanto, por exigir alta tecnologia, investimentos e estrutura, não havia condições de lançar uma ação abrangente e que fosse competitiva no mercado. “O início da parceria com a Batavo foi a solução para atender a reivindicação de nossos cooperados na área do leite, com assistência técnica, fornecimento de insumos, e pagamento do preço por qualidade. Com a sua consolidação, esperamos que outras parcerias deste porte ainda sejam firmadas, em benefício de todos”, destacou Chiaradia.


Colonização - O presidente da Cooperativa Batavo, Renato Greidanus, exemplificou que tanto a região de Carambeí, como de Prudentópolis, teve início com a colonização holandesa e ucraniana, no início do século, respectivamente. As dificuldades dos pioneiros foram grandes e cada um tomou um rumo distinto no setor da produção. “Carambeí despontou na pecuária leiteira, pela tradição vinda da Holanda, enquanto Prudentópolis partiu para a agricultura. Mas, agora, nessa ação intercooperativas, há condições de as duas regiões explorarem a produção de leite dentro de um sistema seguro e de resultados” exemplificou. 


Comodidade e segurança - Batavo e Camp vão oferecer aos produtores rurais de toda a região um departamento que disponibilizará a maior linha de produtos veterinários; acessórios e peças de reposição para conjuntos de ordenha; rações, concentrados, sal mineral e produtos para nutrição animal, produzidos pela própria Batavo, que possui uma das maiores fábricas de rações, com tecnologia e padrão de qualidade, principalmente para bovinos de leite, suínos e aves.  Tudo estará disponível a pronta entrega, já que o local tem condições para amplo depósito desses insumos. O diferencial para os produtores é que há grande variedade de itens para a área de pecuária leiteira, tanto em medicamentos como produtos para nutrição, em condições mais facilitadas, já que a cooperativa faz compras em volumes maiores, direto das distribuidoras, com garantia de qualidade. A loja terá amplo espaço ao público, inclusive com a recepção oferecendo acomodações, para que o cliente possa aguardar com conforto e acompanhando materiais informativos da área.


Homenagens - No início da solenidade, foram homenageadas as pessoas que fizeram história na região de Prudentópolis, por seu pioneirismo na pecuária e na difusão de tecnologia, bem como para as que contribuíram para o início do Programa Leite, sendo entregues quadros nominais com a nova logomarca do programa. Os homenageados foram a produtora Lídia Conrado Savinski; produtor Teodózio Boiko e senhora Helen Muzeka Viviurka. O padre Teófilo Michalichen, que inclusive abençoou a nova estrutura inaugurada, recebeu homenagem como instrutor da tecnologia da ordenha mecanizada, seguido da homenagem ao primeiro produtor que se associou ao programa, Pedro Pastuch. (Imprensa Batavo)

Conteúdos Relacionados