INTERCÂMBIO: Pesquisadores de quatro continentes conhecem o cooperativismo do PR

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Nesta semana, pesquisadores da Alemanha, Brasil, Chile e de países da África e Ásia tiveram oportunidade de conhecer o cooperativismo paranaense. Trata-se de um grupo de 20 professores, todos com doutorado realizado na Alemanha, que se dedicam ao estudo e intercâmbio na área de pós-colheita. Eles permanecem no Estado até este sábado (24/09).

 

Palestra sobre cooperativismo - As atividades técnicas do grupo começaram na segunda feira (19/09), em Curitiba, com uma palestra inaugural ministrada pelo analista técnico da Gerência Técnica e Econômica da Ocepar, Gilson Martins. Em sua aula, ele apresentou dados sobre o agronegócio brasileiro e sobre o cooperativismo paranaense. “É um grupo bastante seleto e muito interessado, que gosta de discutir,” comenta o técnico. “Eles tiveram uma excelente impressão sobre o cooperativismo paranaense e muitos professores ficaram interessados em manter o contato para estudar possibilidades de implementação de nosso modelo em seus países”, acrescentou. O grupo também ouviu uma palestra sobre gestão de sociedades cooperativas, ministrada pelo professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e doutorando em administração da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Reginaldo Barreiros.

 

Visita técnica - Na quinta feira (22/09), os pesquisadores também tiveram a oportunidade de conhecer a cooperativa Agrária, sediada em Entre Rios, Distrito de Guarapuava, na região central do Estado. O vice presidente Paulo Ilich saudou os professores com uma palestra em língua alemã sobre o funcionamento e a estrutura da cooperativa. A história dos imigrantes suábios na região, fundadores da cooperativa, pode ser melhor entendida em visita ao museu na Colônia Vitória. Na Maltaria, os professores puderam ver de perto o processo de fabricação do malte, um dos carros-chefes da cooperativa. A visita encerrou com visita à Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (FAPA).

 

Intercâmbio - O grupo é coordenado pela professora doutora Elke Pawelzik, do departamento de Ciências Agrícolas da Universidade de Göttingen, Alemanha, e pelo professor doutor Alvaro Amarante, diretor do departamento de relações externas da PUC-PR. Todas as despesas são financiadas pelo Serviço de Intercâmbio Acadêmico Alemão (DAAD). “Esse tipo de iniciativa do governo alemão é uma excelente oportunidade para formação de redes de contato, para crescimento profissional e, sobretudo, para o intercâmbio de conhecimentos, que são aplicados para o desenvolvimento dos países de origem dos participantes”, ressalta Gilson Martins, que também foi bolsista de doutorado do DAAD, na Alemanha. O próximo encontro deve ocorrer em 2012, na Indonésia.

{gallery}noticias/2011/Setembro/23/2011923151050/{/gallery}

Conteúdos Relacionados