IMPASSE: Oeste preocupado com plantio na área de amortecimento

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Ibama realizou, na terça-feira (8/08), em Cascavel, audiência pública para discutir o plantio de sementes transgênicas na área de amortecimento do Parque Nacional do Iguaçu. A discussão se relacionou com a Resolução 13 do Conama, que coíbe o plantio de transgênicos num raio de dez de unidades de conservação ambiental. Participaram das discussões representantes de empresas do agronegócio, cooperativas e instituições públicas. As discussões ocorrem na véspera do plantio da safra de verão 2007, onde os produtores esperam uma solução definitiva para evitar a enxurrada de multas que ocorreu na última safra.

Soluções difíceis - “O impasse é enorme e é preciso ponderação nas decisões”, relata o chefe do escritório do Ibama em Foz, Jorge Pegoraro, que aponta duas saídas para o impasse. A primeira é jurídica, com o agravante de parecer da Procuradoria Jurídica do Ibama que julga legais as multas aplicadas a quem plantou dentro da faixa de proteção. A outra é técnica e consiste em alterações no plano de manejo do parque, único instrumento legal que permitiria mudanças. Mas isso exige mobilização por meio do Congresso Nacional. Ainda segundo Pegoraro, o Ibama não vai perdoar as multas aplicadas aos produtores que descumpriram a lei.
       
Precipitação - O diretor executivo da Coodetec, Ivo Carraro, considera que é há precipitação por parte das autoridades em coibir o plantio de sementes que comprovadamente não fazem mal ao meio ambiente. O presidente da Amop (Associação dos Municípios do Oeste), Francisco Menin, é ainda mais enfático. “O agricultor já vive uma crise sem precedentes e agora querem tirar seu sagrado direito de plantar e contribuir para alimentar o mundo”, diz. Segundo Menin, uma ampla campanha de conscientização popular poderia reverter esse quadro. (Fonte: VS Comunicação).

Conteúdos Relacionados