Em visita ao Sistema Ocepar, Sicredi Pioneira defende incentivo à cultura cooperativista

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Sistema Ocepar estuda parcerias para fomentar a disseminação da cultura cooperativista. O assunto foi debatido nessa segunda-feira (18/08), durante visita de integrantes da Sicredi Pioneira e Sicredi Campos Gerais à sede da organização, em Curitiba.

A Sicredi Pioneira está localizada em Nova Petrópolis (RS), reconhecida como a Capital do Cooperativismo no Brasil. Junto com cerca de 70 cooperativas, é uma das mantenedoras da Casa Cooperativa Nova Petrópolis, entidade sem fins lucrativos fundada em 2011 que tem o objetivo de promover o cooperativismo por meio da educação. O espaço foi inspirado na experiência de Sunchales, capital do cooperativismo na Argentina.

Segundo a presidente da Casa, Heloisa Helena Lopes, a expectativa em 2025 é receber mais de 12 mil visitantes. O espaço mantém vários roteiros e programas, e a ideia é, além de buscar novas turmas de visitantes do Paraná, pensar parcerias com o Sistema Ocepar. “A gente conta muito com vocês. Pode ser um bom investimento que a gente possa orientar as cooperativas”, explica.

A iniciativa considera o potencial de capacitação de gestores, conselheiros, colaboradores e cooperados, para promover os valores cooperativistas e mostrar os diferenciais desse modelo comparativamente às empresas convencionais. “Queremos convidar vocês para fazer parte com a gente, o Paraná é um estado referência no cooperativismo”, disse Tiago Schmidt, vice-presidente da Casa Cooperativa.

Em agosto, o superintendente da Ocepar, Robson Mafioletti, vai visitar o espaço. “É importante continuar disseminando a identidade cooperativista e a história”, disse. Também participaram da reunião os superintendentes da Fecoopar, Nelson Costa, e do Sescoop/PR, José Ronkoski. “É preciso estudar o cooperativismo. Podemos aproveitar essa experiência”, disse o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken.

O presidente da Sicredi Campos Gerais e Grande Curitiba, Márcio Zwierewicz, reforçou os benefícios desse investimento. “Eu tenho trabalhado muito na Sicredi a parte técnica e a cultura. É preciso praticar a cultura, viver a história. As pessoas que vão para a Casa voltam diferentes”.

Comunidade

Segundo o gestor da Casa Cooperativa, Paulo Cesar Soares, o maior benefício às entidades parceiras é se conectar com uma entidade que mantém viva a essência cooperativa. “Num primeiro momento, a Casa contava a história da Sicredi Pioneira, mas percebemos interesse do público em como tudo se desenvolveu. É a história da comunidade”.

FOTOS: Júlia Duda / Assessoria de Comunicação Sistema Ocepar

Conteúdos Relacionados