ESG+Coop: Unimed Cascavel inicia programa de dois anos com participação de líderes e analistas
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Lideranças e analistas da Unimed Cascavel se reuniram, na manhã da terça-feira passada (12/08), no auditório do Espaço Viver Bem, para darem juntos o pontapé inicial no Programa ESG+Coop, uma iniciativa em parceria com o Sistema Ocepar e a PUCPR, cujo objetivo é atualizar a cultura organizacional da cooperativa, já focada nas práticas de sustentabilidade, ética e responsabilidade social.
A aula inaugural foi de nivelamento executivo. Já na abertura, o médico Luiz Sério Fettback, diretor-presidente da Unimed Cascavel, reforçou a visão de uma liderança com propósito: “Liderar com propósito, alinhando nossos valores às melhores práticas globais, é fundamental para construirmos uma trajetória de impacto duradouro”. Essa mensagem destacou o compromisso da Cooperativa com um futuro sustentável, ético e socialmente responsável — pilares que se tornam ainda mais relevantes em um cenário de rápidas transformações globais.
Esse primeiro módulo também contou com as participações virtuais de Emerson Barcik, do Sescoop/PR, e Paulo Henrique Fernandes Godoy, da PUCPR, que reforçaram o alinhamento do projeto com as tendências de desenvolvimento econômico e sustentabilidade corporativa.
Foco em ESG
A manhã foi marcada por uma palestra conduzida por Danielle Denes dos Santos, uma referência em administração, marketing e políticas de tecnologia, que trouxe insights sobre a integração do ESG na estratégia empresarial. A abordagem trouxe uma perspectiva inovadora, estimulando os líderes e analistas presentes a pensarem além do imediato e a abraçarem a responsabilidade de gerar impacto positivo em suas áreas. “Entre os pontos mais importantes que discutimos é que o ESG é uma pauta antiga, provocada em 2004 pelo então secretário das Nações Unidas Kofi Anan para as instituições financeiras. Discutimos os cinco mitos do ESG, os principais pontos a serem considerados na incorporação do ESG na estratégia da empresa e a relação com a área de saúde. Por fim, discutimos sobre os próximos passos do ESG da Unimed Cascavel e a relação com o planejamento estratégico da cooperativa.”
Ao longo da manhã, a troca de conhecimentos ganhou força com a apresentação do relatório de sustentabilidade da Unimed Cascavel, conduzida por Luciana Lazzari, cuja expertise trouxe transparência e clareza aos esforços da Cooperativa na construção de um futuro mais ético e responsável.
“O histórico da Unimed Cascavel envolvendo o tema ESG, iniciou ao final da década de 90. Fato é que os princípios do cooperativismo são convergentes com os temas que compõem o ESG e isso já traz um diferencial aos demais tipos de composição de empresas. A partir dos anos 2000, sob o direcionamento da direção da época, passou-se a estruturar o pilar social inicialmente, olhando para o público interno e também as questões ambientais e as econômicas. Todas as ações, projetos e programas estruturados entre os anos 2000 a 2006, foram divulgados através da primeira publicação de um Relatório de Gestão, tomando-se por base o modelo de Balanço Social do Ibase e as orientações do Instituto para divulgação do relatório. Com o amadurecimento da cultura voltada para ESG, continuaram as publicações dos relatórios, chegando em 2012 com o primeiro relatório publicado e homologado sob o modelo GRI, sendo assim a primeira Unimed do estado do Paraná a utilizar o GRI.
A cultura foi sendo aprimorada, juntamente com a maturidade para as responsabilidades sociais, ambientais, econômicas e de governança, envolvendo todos os stakeholders, o que possibilitou neste momento darmos início a implantação do Programa ESG+Coop”.
Ao todo, o programa terá 13 módulos e seguirá até 2027, incluindo temas como governança e gestão integrada com ênfase em ESG, dimensões sociais e ambientais.
“Ver que a cooperativa está com engada com a cultura ESG, levando lideranças e colaboradores a adquirir conhecimento sobre o tema, com profissionais qualificados, com uma instituição de ensino superqualificada como a PUCPR, é valioso e gratificante. Poder participar desse crescimento será enriquecedor. O encontro de nivelamento foi fundamental para termos uma visão macro do tema ESG, que vai muito além da responsabilidade ecológica e do meio ambiente. O programa ESG+Coop iniciou com expectativa de colhermos bons resultados”, afirma Thiago Pirola, analista do Núcleo de Informações Estratégicas.
“O nivelamento alcançou seu objetivo de disseminar conhecimento e estimular reflexões sobre diversas questões relacionadas ao ESG. Compreendemos que esse é apenas o início de um projeto amplo e estratégico, que exigirá o engajamento e o esforço conjunto de diversas áreas da Cooperativa. Nosso propósito comum é fortalecer e evoluir as práticas sociais, ambientais e de governança da Unimed Cascavel, promovendo um futuro mais sustentável para todos os públicos com os quais nos relacionamos”, disse Rozinha Campos Filha, gerente de Gestão de Pessoas, ESG e Sustentabilidade.
O programa ESG+Coop marca um compromisso genuíno da Unimed Cascavel com a construção de uma cultura corporativa que valoriza o crescimento sustentável, o bem-estar social e a inovação. (Assessoria de Imprensa Unimed Cascavel)