IMIGRAÇÃO HOLANDESA: Orquestra Philips faz apresentação no Teatro Guaíra
- Artigos em destaque na home: Nenhum
{gallery}noticias/2011/Outubro/13/20111013151043/{/gallery}Um violoncelista de 19 anos foi a grande atração da Orquestra Sinfônica Philips (PSO), nesta quarta-feira (12/10), em Curitiba, quando o grupo de músicos holandês realizou sua penúltima apresentação no país. Os solos vigorosos de Bas Jongen e a execução de clássicos brasileiros como Garota de Ipanema, Aquarela do Brasil e Trenzinho Caipira, encantaram a plateia paranaense. A PSO se despede do Brasil neste próximo domingo, em São Paulo, a partir das 11h, na Sala São Paulo.
Cultura - A turnê da Orquestra faz parte das comemorações do Centenário da Imigração Holandesa nos Campos Gerais. O evento contou com a presença de convidados, diretores e cooperados da Batavo, Castrolanda e Capal, do superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, e do coordenador da área de Comunicação da Ocepar, Samuel Milléo Filho. “Essa é, para nós, como se fosse a sobremesa das festividades”, disse Dick de Geus, presidente da Associação do Parque Histórico de Carambeí (APHC), que promoveu as apresentações em parceria com a Copel e Frísia/Cooperativa Batavo. Em seu discurso, que antecedeu o concerto, Dick falou sobre a imigração holandesa no Brasil e suas contribuições para o desenvolvimento do Paraná. “Esperamos continuar contribuindo com o desenvolvimento cultural e econômico brasileiro, pelo menos pelos próximos cem anos”, afirmou.
Estrela – O jovem rapaz de apenas 19 anos, Bas Jongen, é um premiado solista holandês que encantou o público brasileiro. De posse de seu violoncelo de 160 anos de idade, ele demonstrou sua habilidade nas obras do Concerto para Violoncelo e Orquestra Op. 104, do compositor tcheco Antonin Dvorak. Bas, que não largou seu instrumento nem nos passeios turísticos que o grupo fez por Curitiba, contou que estuda música por, pelo menos, quatro horas por dia há aproximadamente cinco anos. O tímido garoto, que já está em sua sexta turnê, disse que gostou muito de conhecer o Brasil e está surpreendido pelas belezas naturais e pela cordialidade de seu povo. “Esta é a minha primeira turnê como solista e fora do território europeu”, afirmou.
Gravação – Toda a apresentação da Orquestra Phillips foi gravada pela E-Paraná (ex-TV Educativa) e no sábado (15/10) irá ao ar às 19 horas.
Concertos – No Guaíra aconteceu a segunda apresentação da orquestra holandesa. A primeira foi na segunda-feira (10/10), em Ponta Grossa, para os cooperados da Batavo. A última apresentação será no domingo, dia 16/10, na Sala São Paulo, na capital paulista.