IMIGRAÇÃO HOLANDESA I: Legislativo presta homenagem Ano da Holanda no Brasil

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Em sessão solene proposta pelo deputado Marcelo Rangel (PPS), os 100 anos da imigração holandesa no Brasil foram comemorados no Plenário da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (20/09). A festividade do centenário, segundo o parlamentar, especialmente no Paraná, é marcada pela contribuição desta comunidade no desenvolvimento da pecuária leiteira, uma das grandes potencialidades do Estado, localizada nos municípios de Irati, Carembeí e Castro, nos Campos Gerais. “O principal objetivo desta sessão é, alem de homenagear o povo da região, abrir espaço dentro desta Casa de Leis para que possamos celebrar a cultura holandesa, que hoje está espalhada em outras regiões do país”, afirmou Rangel.

Cooperativas - O deputado garante que uma das importantes cooperativas leiteiras no Estado, a Castrolanda, localizada em Castro, se destaca também no trato de outras culturas, como milho, feijão, batata e trigo, assim como em Arapoti, onde a imigração deu origem à Cooperativa Agroindustrial Capal, integrante do complexo Batavo, considerada polo de alta tecnologia em agricultura e pecuária. Rangel lembrou ainda que outros municípios da região Centro-Sul do Estado têm forte tradição e preservação da colonização holandesa. “Atualmente, a cidade pioneira de Carambeí cultiva e preserva sua história transmitindo às futuras gerações as tradições desta colonização e é onde se consolidam os seis principais enclaves holandeses no Brasil, que atraem imigrantes até os dias de hoje”, destacou o parlamentar.

Contribuição - Para o presidente do Legislativo, deputado Valdir Rossoni (PSDB), que abriu a sessão solene, a Casa presta justa homenagem àqueles que ajudaram a construir as potências do Paraná. “Representa muito para o Paraná e principalmente para a Assembleia Legislativa, porque estamos homenageando os imigrantes holandeses que contribuíram para o engrandecimento da nossa história, do nosso desenvolvimento e das nossas forças, principalmente no segmento da pecuária leiteira, uma referência para o Brasil”. 

Ano da Holanda – O secretário de Estado da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, também participou do evento. Ele, enquanto deputado federal, apresentou o projeto de lei nº 180/10, na Câmara Federal, instituindo 2011 como o “Ano da Holanda no Brasil”. As comemorações do centenário da imigração holandesa contaram ainda com a presença dos deputados Plauto Miró (DEM), 1º secretário da Assembleia Legislativa, Péricles de Mello (PT), Pedro Lupion (DEM), César Silvestri Filho (PPS), além do cônsul-geral dos Países Baixos em São Paulo, Louis Piët; o secretário de Estado do Turismo, Faisal Saleh, o secretário de Estado de Relações com a Comunidade, Wilson Quinteiro, prefeitos e vereadores, e o presidente do Parque Histórico de Carambeí, Dick Carlos de Geus. Durante o evento também houve apresentação do Coral Masculino ABC, de músicas sacras. (Assessoria de Imprensa Alep)

{gallery}noticias/2011/Setembro/21/2011921153754/{/gallery}

Conteúdos Relacionados