IMERSÃO: Núcleos de Cornélio Procópio e Ibaiti da Cooperativa Integrada visitam Sistema Ocepar
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Um grupo de cerca de 80 pessoas, formado por cooperados e colaboradores dos núcleos de Cornélio Procópio e Ibaiti, da Cooperativa Integrada, visitou o Sistema Ocepar nesta quinta-feira (27/06), em Curitiba. O objetivo da viagem foi conhecer melhor a instituição, sua estrutura, serviços que oferece e a atuação em defesa do cooperativismo.
Rede de apoio - O gerente da unidade de Cornélio Procópio, Franciel Gustavo Dierings, que trouxe 20 casais de cooperados, explicou que o objetivo principal da imersão é proporcionar ao grupo o conhecimento sobre a rede de apoio do Sistema Ocepar. “A intenção é que eles conheçam a estrutura do Sistema Ocepar, como a instituição atua e tudo o que oferece para que eles saibam de tudo o que podem usufruir”, destacou Dierings.
Integração - Para o gerente da unidade de Ibaiti, Sérgio Koyashili, além do conhecimento, a viagem proporciona uma grande integração entre os cooperados. “O nosso grupo é formado por casais e, assim, é uma oportunidade de as famílias se conhecerem mais e estreitarem os laços”, disse. De Ibaiti também vieram 20 casais de cooperados.
Apoio às cooperativas - O grupo foi recebido pelo superintendente da Fecoopar (uma das três entidades que integram o Sistema Ocepar, ao lado do Sescoop/PR e da Ocepar), Nelson Costa. Ele explicou a atuação de cada uma das entidades: Ocepar, na defesa das causas do cooperativismo; Fecoopar, na representação sindical com as negociações entre empregadores e empregados; e Sescoop/PR, na profissionalização de cooperados, dirigentes e colaboradores.
Reforma Tributária - Como exemplo de atuação, o superintendente citou a regulamentação da Reforma Tributária. “Estamos, neste momento, com nossos dirigentes e nossa assessoria jurídica em Brasília em contato com os parlamentares para trabalhar pela isenção de tributos no ato cooperativo, que são as operações comerciais entre as cooperativas e seus cooperados.
Plano Safra - Costa informou também que desde janeiro a Ocepar está debatendo com o governo federal os critérios do Plano Safra, que será anunciado na próxima semana. “Durante todo esse período atuamos para que as medidas atendam o que os nossos produtores precisam”, frisou.
Educação Política - Os integrantes do grupo também tiveram a oportunidade de conhecer o programa de Educação Política do Sistema Ocepar, que foi apresentado pelo analista de Relações Institucionais, Diogo Tavares. Iniciativa do Sistema Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), o programa busca incentivar o voto consciente e a escolha de candidatos alinhados aos interesses do cooperativismo.
Serra do Mar e Porto de Paranaguá - Além da imersão no Sistema Ocepar, a viagem do grupo incluiu a descida da Serra do Mar de trem e a visita ao Porto de Paranaguá. O roteiro foi organizado pela Cooperativa Paranaense de Turismo (Cooptur).