Governo fará PEP de trigo para escoar produto

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A secretária de Política Agrícola do ministério da Agricultura afirmou nesta quinta-feira, 4 de novembro, que o governo fará leilões de Prêmio de Escoamento de Produto (PEP) de trigo para carregar parte da produção do Sul do País para o Rio de Janeiro e o Espírito Santo. A medida atende à solicitação da cadeia produtiva do trigo e que vinha sendo solicitada pelo deputado federal Moacir Micheletto (PMDB-PR). Outra medida anunciada pelo governo para ajudar na comercialização da safra recorde de 6 milhões de toneladas é a prorrogação da primeira parcela das dívidas de custeio do setor. O governo prorrogou a primeira parcela para o final do pagamento das demais parcelas. O limite de compra para o trigo via AGF foi reduzido de 800 sacas de 60 quilos para 500 sacas, a fim de que mais produtoras usufruam do benefício.

Avanço - A colheita do trigo avançou 15 pontos percentuais na última semana, alcançando 60% da área, o equivalente a 640 mil hectares. De acordo com o levantamento semanal da Emater do Rio grande do Sul, a situação foi favorecida pelo clima mais seco. As produtividades estão variando bastante, mas ainda se mantém a expectativa de um rendimento médio próximo a dois mil quilos por hectare.

Operações - A ampliação dos recursos para operações de EGF para o trigo são de R$ 115 milhões para retirar do mercado 300 mil toneladas do grão por um preço mínimo de R$ 24,00 a saca.

Conteúdos Relacionados