Governo do Paraná anuncia alternativas ao pedágio

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O Governo do Estado já começou estudos para buscar alternativas para os motoristas que não quiserem pagar pedágio no Anel de Integração. A PR 090, que liga Curitiba a Londrina, passando por Piraí do Sul, e a BR 487, que faz a ligação da Capital com o Porto Camargo, serão as primeiras opções. O anúncio foi feito, nesta segunda-feira (20), pelo secretário dos Transportes, Waldyr Pugliesi e pelo diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Rogério Tizzot. Os valores estimados para a realização das obras de pavimentação, restauração e melhoria de alguns trechos da BR-487, mais conhecida, no trecho entre Campo Mourão e Icaraíma como estrada da Boiadeira e da PR-090, também chamada estrada do Cerne, são da ordem de R$ 171 milhões e R$ 135 milhões, respectivamente. De acordo com Pugliesi, parte destes recursos será pleiteada junto ao governo federal e a outra parte deve vir dos cofres do Estado, numa parceria entre os dois poderes. Esta vai ser uma das reivindicações que o Paraná iria apresentar nesta terça-feira (21) ao Ministro dos Transportes, Anderson Adauto, durante a visita dele ao Estado. "Nós vamos buscar ajuda junto ao governo federal para acabar com esta ditadura do pedágio", afirmou o secretário. "A economia do Paraná não suporta as tarifas que estão sendo cobradas", completou.

Economia regional - De acordo com o secretário, as obras anunciadas já faziam parte do cronograma do Estado e, além de serem alternativas ao pedágio, as duas estradas vão ajudar a incrementar a economia das regiões Norte, Noroeste e Sudoeste do Estado. As rodovias vão dar vazão ao complexo de Pontes de Porto Camargo por trechos não pedagiados, diminuindo o custo dos fretes. O diretor-geral do DER, Rogério Tizzot, explicou que os técnicos do departamento já estão estudando outras possibilidades no mapa viário do Paraná. Uma delas seria a melhoria das condições de tráfego no corredor Sudoeste, interligando Curitiba, Lapa, União da Vitória , Palmas e Francisco Beltrão, facilitando o acesso a Foz do Iguaçu. "Essas estradas são alternativas aos usuários e ao povo do Paraná, que já se mostrou contrário à cobrança do pedágio", destacou. (Fonte: Agência de Notícias do PR)

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