Frimesa vai ao México em busca de novos mercados

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No início deste mês, o presidente da Frimesa Cooperativa Central, Valter Vanzella e o gerente comercial, Mauro Strey Kramer, estiveram participando da principal feira de alimentos do México, a "Alimentaria", realizada de 3 a 6 de junho na Cidade do México. Segundo Vanzella, o objetivo era de conhecer um pouco mais aquele mercado e apresentar aos compradores daquele país os tipos de produtos industrializados pela cooperativa e que tenham possibilidade de entrarem na pauta de exportações com aquele destino. Também acompanhou esta visita ao México o encarregado de exportação da Frimesa, Altaídes Gottardo. "Realizamos diversos contatos com clientes em potencial, onde apresentamos nosso portfólio de produtos. Também aproveitamos para realizar um estudo do mercado mexicano, no sentido de conhecer e identificar oportunidades de negócio" lembrou o presidente da Frimesa.

Competitividade - O México é um país que tem aproximadamente 100 milhões de habitantes em uma área equivalente a ¼ da do Brasil, portanto como uma densidade demográfica considerável. A capital do país, Cidade do México, é a maior cidade do mundo com cerca de 24 milhões de habitantes e 5 milhões de automóveis. O mercado de varejo é muito concentrado. Atualmente, as grandes redes de supermercado detêm 55% do mercado, os outros 45% estão distribuídos em grandes centrais de abastecimento parecidas com os nossos Ceasas. Os preços dos produtos brasileiros são muito competitivos em virtude dos baixos custos de produção que temos, além da atual taxa de câmbio que nos favorece.

Visita ao Brasil - Segundo informou o presidente da Frimesa, é necessário um estreitamento nas relações comerciais entre o Brasil e o México, "atualmente, os acordos comerciais existentes não prevêem a exportação de produtos alimentares do Brasil para lá", disse. Em breve deverá vir ao Brasil uma missão mexicana, que irá inspecionar algumas fábricas, entre elas, a da Frimesa localizada em Marechal Cândido Rondon. Em seguida, devem avançar as negociações para que a cooperativa possa iniciar negócios com empresas mexicanas.

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