Forum reúne jornalistas e comunicadores na Castrolanda
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Abertura - Depois de fazer uma apresentação sobre os resultados e projetos da Ocepar, Nelson Costa destacou a importância dos jornais e programas de rádio das cooperativas, no processo de comunicação com os cooperados. Nelson ainda falou do papel fundamental desempenhado por esses veículos na área de difusão de tecnologia. Frans Borg falou do processo de comunicação interativa implantado pela Castrolanda, através da internet. Serenato explicou como funciona a estrutura de imprensa e marketing do Sicredi, descrevendo uma experiência positiva que a regional dos Campos Gerais vem experimentando com a mídia.
Palestras - A primeira palestra de sexta-feira foi com o jornalista Joel Santos Guimarães, da Agência Meios de Comunicação, que tem sede em São Paulo. Joel falou da relação das assessoria de imprensa com a mídia. Em seguida, Beatriz Castro, discorreru sobre programação visual de jornais e revistas. No período da tarde, foi a vez da professora Nancy Malschitzki fazer uma explanação sobre como expressar idéias com clareza, comunicar-se com auto-confiança e desembaraço. O final da tarde foi reservado para uma conversa entre os participantes, que fizeram uma avaliação do encontro e do sistema de comunicação hoje adota pelas cooperativas. A programação de sexta foi desenvolvida no Memorial da Imigração holandesa, em Castrolanda.
Avaliação - O jornalista Samuel Milléo, coordenador de imprensa da Ocepar, ressaltou a participação de todos durante as palestras. “Os questionamentos mostram que os temas escolhidos eram de grande interesse e se aplicam no dia-a-dia dos nossos profissionais”, disse Samuel. O coordenador entende que esses encontros são fundamentais para a integração desse grupo de colaboradores, que apesar de trabalharem em cidades diferentes, acabam desempenhando as mesmas funções dentro das cooperativas.
Promoção - O Fórum dos Jornalistas e Comunicadores é uma promoção do Sistema Ocepar/Sescoop-PR, com o apoio da Cooperativa Castrolanda e do Sicredi Campos Gerais. Ao final do evento, o grupo iria redigir a “Carta de Castrolanda”, um documento contendo uma avaliação e as propostas para fortalecimento das assessorias de imprensa e do processo de comunicação como um todo das cooperativas.