Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Fome Zero: cooperativas entregam os primeiros donativos

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
O ministro de Segurança Alimentar e Combate à Fome, José Graziano, recebeu hoje (21), do presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas, as primeiras doações, cerca de cem mil quilos de alimentos, do total de 24 milhões para o programa Fome Zero, feitas pelas cooperativas brasileiras associadas à OCB. A solenidade de entrega dos alimentos, que ficarão estocados no armazém da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), contou com a presença do ministro da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, que estava representando do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O vice-presidente da Ocepar, Luiz Roberto Baggio que também é coordenador nacional do programa cooperativo de Combate a Fome, também participou da solenidade, representando as cooperativas paranaenses.

Mutirão - Graziano elogiou a iniciativa das cooperativas e acrescentou que a parceria "é um caminho para diminuir a fome no Brasil". O ministro lembrou que essa doação é a primeira de um programa de doações que foi elaborado pelas cooperativas, e que estará gradativamente sendo disponibilizado nos próximos anos. “Esse gesto é muito importante, porque mostra duas coisas: que este é um mutirão da sociedade, que o governo pretende criar os instrumentos para ajudar e não atrapalhar, e que as doações não são um gesto apenas simbólico de um determinado momento, mas um gesto de criar uma rede de solidariedade, de participação e de mobilização social para enfrentar essa guerra que vale a pena que é a guerra contra a fome”, frisou Graziano.

Todo país - O ministro explicou que o País conta com um programa de expansão do programa do cartão e que muitas vezes é confundido com o programa Fome Zero, que é um conjunto de mais de 60 ações e que estão sendo implantadas hoje em várias partes do Brasil. Lembrou que outra orientação importante do programa é que todos os produtos doados sejam enviados aos órgãos já cadastrados nas cidades, onde estão sendo feitas as doações.

Cadastro - Graziano acrescentou que existem cerca de 15 mil entidades já cadastradas, em todo o País, e que não há nenhuma entidade que não esteja autorizada a receber os produtos. Os produtos entregues hoje foram doados por cooperativas agropecuárias, de crédito, de saúde entre outras. Dentre os alimentos há leite longa vida, óleo de soja, farinha de trigo, milho e soja em grão. A soja e o milho serão leiloados pela Conab e os recursos serão repassados para o Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza. O restante dos alimentos será encaminhado pela Conab para entidades assistenciais do Distrito Federal credenciadas.

Conteúdos Relacionados