Filas no Porto: Nota de esclarecimento
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Diante das informações envolvendo as cooperativas no caso da fila de caminhões que aguardam para descarregar no Porto de Paranaguá, a Ocepar (Sindicato e Organização das Cooperativas do Paraná) tem a esclarecer: a) Menos de 30% dos caminhões que aguardam na fila tem como origem as cooperativas paranaenses; b) Parte dos caminhões que estão na fila transportam produtos vindos de outros estados; c) Um dos principais problemas que contribuiu para a ampliação da fila é a saturação do sistema de escoamento, devido às chuvas, que estão prejudicando as atividades no Porto de Paranaguá; d) Os 3 mil caminhões que estão na fila somam 81 mil toneladas, volume suficiente para carregar apenas 2 dos 29 navios que estão ancorados; e) Como a capacidade de recebimento é de 1,2 mil caminhões por dia, se a operacionalização do Porto não tivesse sido prejudicada em decorrência das chuvas, a fila seria menor; f) A capacidade de armazenamento das cooperativas é de 8,6 milhões de toneladas, o correspondente a 45% do total da capacidade estática do Estado. Isso significa que as cooperativas não estão utilizando os caminhões como armazéns, mesmo porque ficaria mais caro; g) As cooperativas ainda possuem dois terminais de embarque no Porto de Paranaguá, por onde passam a maior parte das exportações realizadas pelo sistema. Com isso, o embarque acontece de forma gradativa e programada. h) Existem contratos de exportação que precisam ser cumpridos; i) A Ocepar está orientando as cooperativas para que, na medida
do possível, reduzam o envio de caminhões para o Porto. Curitiba, 26 de março de 2003. |