Estrutura de comunicação nas cooperativas

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
Nelson Costa, na abertura do Fórum de Comunicadores e Jornalistas das Cooperativas, informou que hoje, o Paraná conta com 25 publicações (mensais e quinzenais) na forma de jornal ou revista. Circulam em todo o estado cerca ce 85 mil exemplares, com um público estimado em 250 mil leitores.

Programas de rádio são ao todo 19, diários e semanais, levando informações para todas as regiões.

As cooperativas estão investindo cada vez mais na área de comunicação. Temos aproximadamente 30 cooperativas que possuem assessorias, em período integral ou contratadas (terceirizadas).

Os jornais de cooperativas vem se consolidando como um dos meios de comunicação mais eficiente, pois a capilaridade das cooperativas nas regiões onde atuam, facilita e muito a distribuição destes jornais ao seu público.

Muitas cooperativas também tem se utilizado muito da Internet para levar até aos cooperados informa-ções. Um exemplo é a Castrolanda, que investiu de forma maciça na aquisição de computadores para seus cooperados e funcionários. O que a tornou uma das cooperativas, onde os cooperados estão mais conecta-dos através da Internet, facilitando o dia-a-dia de seus associados.

Temos notado que com a dimensão que o agronegócio vem ocupando cada vez mais no cenário econômi-co do país, principalmente no que diz respeito a balança comercial, a assessoria de imprensa da coopera-tiva é uma fonte de consulta indispensável para mídia (rádio, tv e jornal).

Tanto o jornal como o programa de rádio da cooperativa, tem sido um instrumento importante de transfe-rência de novas tecnologias. Muitas vezes, estes dois veículos são as únicas fontes de informações de centenas de milhares de cooperados.

Servem também como ponte de comunicação entre as diretorias, cooperados e a comunidade, cumprindo também uma função social. Divulgam os mais variados assuntos, desde agricultura, cultura, esporte, lazer, enfim, toda e qualquer informação que interessa ao seu público.

Seguindo este mesmo caminho a própria Ocepar tem investido muito na área de comunicação. Hoje são três profissionais qualificados, que atendem diariamente diversos jornais, rádios e emissoras de televisão, na busca de notícias relacionadas ao cooperativismo. Também editam um boletim diário, Paraná Coopera-tivo, que é enviado para mais de 1.400 e-mail´s. Este boletim muitas vezes serve de pauta para muitos jornais. Portanto, aquilo que é notícia no Paraná Cooperativo acaba sendo manchete em um grande jornal no dia seguinte. Foram vários os casos constatados pela Ocepar neste sentido.

Conteúdos Relacionados