Estados do sul querem um plano agropecuário consistente

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Lideranças agrícolas dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul apresentam, nesta quinta-feira, ao secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Ivan Wedekin, várias reivindicações para tornar os planos agropecuários mais consistentes. A reunião, que começou às 10:20 da manhã, na Ocepar, teve a participação de mais de 70 representantes das federações da agricultura e das organizações das cooperativas dos três estados, de técnicos do Ministério da Agricultura, de cooperativas, de secretarias de agricultura e de várias instituições da iniciativa privada. A OCB e a CNA, que organizaram o encontro junto com o Ministério da Agricultura, foram representadas, respectivamente, por Ramon Belisário e por Carlos Sperotto. O diretor geral da Secretaria da Agricultura, Newton Pohl Ribas, presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, o superintendente Nelson Costa, estavam entre as diversas autoridades que partici

Contratos de opção e crédito - O lançamento dos contratos de opções de venda pela iniciativa privada, a criação dos fundos privados de investimentos no agronegócio e das Letras de Comércio Agrícola (LCAs), que poderão ser emitidas por empresas privadas no exterior, foram assuntos da reunião, após apresentação feita por Ivan Wedekin. Durante as discussões, ficou clara a limitação de crédito para financiar a agricultura, bem como a falta de recursos a juros mais baixos, assuntos que preocupam a Secretaria Nacional de Política Agrícola. Para amenizar esse problema, o governo está estudando o lançamento de outros instrumentos auxiliares, de forma a reduzir a dependência de crédito. O vice-presidente da CNA, Carlos Sperotto, que também é presidente da Farsul, elogiou a iniciativa do governo em colher, através das reuniões regionais, os subsídios necessários à montagem de um plano mais consistente.

Contribuições da sociedade - Ao encerrar o encontro, o secretário nacional de Política Agrícola Ivan Wedekin solicitou que as organizações de representação dos agricultores contribuam com sugestões para a montagem do plano que atenda ao grande crescimento do agronegócio. As posições podem ser encaminhadas diretamente à SNPA através do e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.. As sugestões serão às equipes encarregadas de realizar os estudos necessários à monagem do plano. Wedekin disse que a OCB - Organização das Cooperativas Brasileiras, e a CNA - Confederação Nacional da Agricultura, e suas instituições filiadas, estão participando do esforço para a montagem do plano, e que quaisquer contribuições da sociedade organizada serão bem recebidas.

Conteúdos Relacionados