ENCONTROS DE NÚCLEOS I: Em Maringá, Koslovski destaca o crescimento do setor

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Durante o Encontro de Núcleos Cooperativos, realizado na manhã desta terça-feira (25/10), no salão da Associação Cocamar, em Maringá, o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, ressaltou o bom momento pelo qual passa o cooperativismo paranaense. Segundo ele, todos os ramos apresentam crescimento, fazendo menção, em especial, ao segmento saúde, compreendido pelas unidades dos sistemas Unimed e Uniodonto que, juntas, somam 1,4 milhão de associados. Citou também o ramo crédito, que já atinge mais de 20% de participação no crédito rural no Estado, “o que seria inimaginável há poucos anos”. Koslovski destacou, ainda, a realidade do setor agropecuário do Paraná, que possui o maior percentual de industrialização e de exportações do país. Contudo, deixou claro que ainda há muito a avançar e pediu os participantes – dirigentes de várias cooperativas das regiões norte e noroeste – que invistam mais em projetos de intercooperação. “O nível é bom, mas poderia ser maior e melhor”.

 

Anfitriãs - A fala do presidente havia sido precedida pelas boas vindas do presidente da Cocamar, Luiz Lourenço. A cooperativa foi anfitriã do evento, ao lado da Uniodonto Maringá.

 

Presenças - A presença do secretário da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Norberto Ortigara, e do presidente da Emater-PR, Rubens Ernesto Niederhatmann, conferiu ainda maior relevância ao Encontro. “Estamos realmente vivendo um momento bem mais produtivo”, saudou Ricardo Calderari, diretor-secretário da Coamo, ao ressaltar a proximidade do setor com o governo estadual.

 

Parceiro - Em sua explanação, Norberto Ortigara exaltou a pujança do cooperativismo e disse que o governo “é parceiro do setor”. Ele disse que o Paraná e o Brasil precisam se preparar para conquistar mais avanços. “Para muitos produtores, tecnologia ainda é palavrão”, pontuou o secretário, afirmando que o governo estadual vai lançar em breve um programa para melhorar a qualidade de vida da população rural, subsidiando a construção de moradias. “Neste ano, gastamos parte do nosso tempo para acertar as contas públicas, mas vamos agora lançar algumas linhas de ação”, acrescentou. Um dos desafios, segundo ele, é renovar a equipe técnica da Emater, hoje com 54 anos. Outro, recuperar o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) de “um apagão”.

 

Reposicionamento - Na visão do secretário, o Iapar envelheceu “e hoje precisa se reposicionar”. Ele falou, em resumo, sobre a criação de 60 patrulhas mecanizadas no Estado para conservar estradas rurais, destacou a necessidade de fortalecer e qualificar a pecuária leiteira em várias regiões, lembrou a importância da certificação de cafés especiais, o programa de integração lavoura, pecuária e floresta para o noroeste, o programa ABC, enfim. Sobre o pedágio, anunciou que uma solução poderá ser apresentada em breve e que o porto de Paranaguá precisa voltar a ser uma referência, demandando atualmente investimentos de R$ 1 bilhão.

 

Apresentação - No evento, o presidente da Uniodonto, Eduardo Junqueira, também fez uma apresentação da entidade e, finalizando, o superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, apresentou o Plano de Ação 2012 do cooperativismo paranaense. A Ocepar vai promover ao todo quatro Encontros de Núcleos Cooperativos. Em Maringá, foi realizado o segundo evento da semana. O primeiro aconteceu nesta segunda-feira (24/10), em Palotina, com 102 representantes das cooperativas do Oeste do Estado. Os demais vão ocorrer em São João, no dia 28, e em Castro, no dia 31 de outubro. (Imprensa Cocamar)

{gallery}noticias/2011/Outubro/25/20111025151512/{/gallery}

Conteúdos Relacionados