EDUCAÇÃO: Paraná tem 40 novos executivos em cooperativismo
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Após 18 meses, equivalentes a 500 horas/aulas, foi encerrado no último sábado (18/08), na cidade da Lapa (PR), o curso de pós-graduação oferecido pela Cooperativa Agroindustrial Bom Jesus e Sescoop-PR, e ministrado pela UniFAE (Centro Universitário Franciscano). Na ocasião, 40 novos executivos em cooperativismo receberam seus certificados da UniFAE, considerada a melhor escola de negócios do Sul do Brasil. A solenidade aconteceu no Centro de Eventos da Bom Jesus, e contou com a presença de diretores, conselheiros fiscais da cooperativa, diretores da UniFAE e representantes do Sistema Ocepar/Sescoop-PR.
Aulas - O curso de pós-graduação foi ministrado a colaboradores da Bom Jesus, Frimesa e Cooperativa Witmarsum. As aulas iniciaram em outubro de 2005 e encerraram em julho de 2007, sempre às sextas-feiras e sábados. Foram tratados diversos assuntos, entre eles: gerenciamento de projetos, comportamental, gestão de pessoas, planejamento estratégico, empreendedorismo, comercialização, com uma ampla visão de todo aspecto do agronegócio e cooperativismo.
Gestores - O diretor presidente da Bom Jesus, Luiz Roberto Baggio, disse o curso de pós-graduação em gestão eleva os gerentes e chefes de departamentos à condição de gestores da Cooperativa Bom Jesus. “Recomendo aos novos gestores em cooperativismo que repassem seus conhecimentos aos seus subordinados, uma atitude que irá contribuir muito para o desempenho e a evolução da cooperativa”, afirmou.
Novos cursos – De acordo com Baggio, o processo de evolução não pára, por conta disso, anunciou para breve o início de um novo curso da área de supervisão, que é outro segmento da cooperativa.“Este curso também é resultado de um convênio com o Sescoop-PR e será ministrado pela UniFAE. É um novo investimento para que, dentro de 18 meses, tenhamos mais 40 colaboradores, totalizando no final 80 gestores em cooperativismo, profissionais treinados e capacitados e da mais alta qualidade”, concluiu.
Investimento em pessoas - Leonardo Boesche, gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop-PR, disse que o sistema está investindo forte nas pessoas que atuam em cooperativismo no Paraná. “Há 15 anos eram poucos os funcionários com pós-graduação. Hoje a situação já se inverteu. Temos, inclusive, Mestres trabalhando em cooperativas”, afirmou.
Satisfação - O diretor da UniFAE, Luiz Roberto Antonik, pró-reitor acadêmico, disse que se sente muito satisfeito em colaborar com a Cooperativa Bom Jesus no treinamento dos seus gestores. “Essa é uma das missões da FAE. Treinar as pessoas para enfrentar o mercado de trabalho, seja na área primária, secundária ou terciária”, informou. (Com informações Comunicação Bom Jesus)