CRÉDITO I: Senado vota MP 372 sobre contribuição ao Sescoop
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Foi aprovada parcialmente na quarta-feira (22/08), no Senado Federal, a Medida Provisória 372/07 que garante o redirecionamento da contribuição de 2,5% da folha de pagamento das cooperativas de crédito ao Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). Até então, o valor recolhido era destinado ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). O recurso será utilizado em prol do desenvolvimento do cooperativismo de crédito por meio da capacitação de dirigentes, colaboradores e associados.
Frencoop - Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, a atuação integrada da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) e do Conselho Especializado de Crédito da OCB (Ceco), com o apoio do governo federal, foi primordial para esse grande avanço em beneficio das cooperativas de crédito brasileiras: “É um antigo pleito do segmento e irá potencializar a profissionalização do quadro de dirigentes, colaboradores e associados das cooperativas de crédito”.
Benefícios - Segundo o representante Nacional do Ramo Crédito, Manoel Messias, os benefícios vão aperfeiçoar as atividades desenvolvidas pelas cooperativas que terão um avanço significativo na gestão. “Os dirigentes poderão se qualificar cada vez mais para atender às exigências impostas pelo Banco Central, resultando em crescimento e fortalecimento para o setor”.
Tramitação - O texto que permitiu esse novo tratamento aos recursos provenientes da folha de pagamento das cooperativas de crédito e constante da MP votada na quarta-feira é de autoria do deputado Odacir Zonta, presidente da Frencoop. Devido às emendas adicionais apresentadas pelo Senado, a MP vai retornar à Câmara dos Deputados para votação das mesmas. Entretanto, o texto original da Câmara já ratificado pelo Senado segue sem alteração. (OCB)